O Brasil é um país conhecido por suas belezas naturais e sua biodiversidade tanto na flora quanto na fauna, mas, será que as frutas que você consome são realmente originárias do nosso país?
Outra informação interessante: você sabia que, das frutas mais consumidas no Brasil, pouquíssimas são tipicamente brasileiras? É sobre elas e outras opções de cardápio que vamos falar!
Segundo a análise do consumo alimentar pessoal no Brasil – POF 2017-2018, o consumo de frutas no Brasil tem diminuído em todas as classes e faixa etária. O impacto dessa redução reflete em uma baixa ingestão de importantes nutrientes para a saúde das pessoas.
Da lista que você leu acima, apenas abacaxi e maracujá são frutas nativas do Brasil. Você provavelmente conhece outras: goiaba, jabuticaba, caju, amora, açaí. Mas estima-se que o país tenha entre 200 e 300 espécies, porém apenas algumas ganharam popularidade e outras ficam conhecidas apenas em âmbito regional.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de pelo menos 400 gramas (5 porções) de frutas e hortaliças por dia. Porém, segundo estimativas do Ministério da Saúde, apenas 22,9% da população atinge esse patamar de consumo.
Banana, laranja, maçã, limão, tangerina, manga, abacaxi, pera, melão, uva, maracujá, abacate, coco, caqui, ameixa, pêssego e kiwi estão entre as mais vendidas no Ceagesp, o maior centro atacadista de alimentos do Brasil.
A cultivar de tomate BRS Nagai é um híbrido do tipo saladete indicado para cultivo em todas as regiões produtoras do país, em campo aberto ou em a...
Em tupi-guarani, mangaba significa “coisa boa de comer”. A fruta tem a casca amarela com estrias avermelhadas e a polpa branca, cremosa e suculenta. É encontrada no cerrado, na caatinga e no litoral nordestino durante quase todo o ano. O peso da fruta varia entre 30 e 260 gramas. Rica em vitaminas A, B e C, costuma ser consumida madura in natura, sucos, doces, compotas e sorvetes.
“A variedade ofertada pelo Brasil é muito grande e, é preciso destacar, que seguimos rígidos padrões de certificações e processos de auditorias. Então, quando falamos nas exportações de frutas eu penso também na capacidade dos produtores brasileiros de oferecer muita qualidade”, diz Coelho.
Há mais de uma década, as áreas irrigadas do Submédio do Vale do São Francisco respondem por mais de 90% das uvas exportadas pelo Brasil. O mercad...
Conheça 5 frutas ameaçadas de extinção
“O desenvolvimento de novas cultivares ajuda o produtor a enfrentar, principalmente, as adversidades climáticas. Por isso, é importante saber escolher a semente/muda correta para cada época de plantio.”
“Mas nosso potencial de crescimento é enorme. Tanto quando falamos em exportações, como quando olhamos para o mercado interno. Quer um exemplo? Nossa produção de uvas, favorecida pelo clima, ocorre o ano interior. Diferente do Chile que, por ter um clima temperado, tem safras em períodos específicos.”
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão estudando formas de levar as espécies nativas menos conhecidas para o mercado. Questões de agronomia, economia e logística interferem na difusão dessas e outras frutas. Mas o caso da popularização mundial do açaí, fruto nativo da região amazônica, é citado como exemplo de sucesso desse investimento em pesquisa e tecnologia.
A solução entregue aos produtores de mamão foi uma variedade transgênica da planta. O mamão transgênico é resistente ao vírus e permitiu a recuperação da produção do fruto nas ilhas do Hawaii.
Mesmo sendo um país tropical, com um clima altamente favorável existem frutas, como o morango, por exemplo, que se adaptam melhor em climas mais temperados e não tem origem brasileira, embora haja plantações no Brasil.
A BRS Vitória é uma cultivar de uva de mesa preta sem sementes, com sabor aframboesado extremamente agradável, bem adaptada ao cultivo em todas as...
Os números foram obtidos a partir da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2018). A pesquisa indicou, ainda, que o consumo da quantidade indicada tende a aumentar com a idade (entre as mulheres) e com o nível de escolaridade (em ambos os sexos).
As frutas podem ser cultivadas tanto em campo aberto como em cultivo protegido (estufas), seguindo práticas convencionais, orgânicas e até agroflorestal. O fruticultor é responsável por planejar a estratégia mais sustentável para o seu pomar e isso irá depender de cada cultura, tipo de solo e condições climáticas de cada região.
Por isso, é interessante conhecermos os produtores e como eles cuidam de suas plantas. E para você se sentir no campo vamos apresentar três fruticultores de diferentes regiões do Brasil.
1 – Leite Materno: fonte de energia, minerais e vitaminas Pois esse é considerado o alimento mais completo do mundo, devido aos diversos benefícios que traz para o ser humano como base no seu desenvolvimento e até ao longo da vida.
É assim e pronto. Começando de novo, o ovo é considerado o segundo alimento mais completo do mundo. Tudo que é necessário para que haja uma vida, está contido no ovo. Para que você saiba, o primeiro é o leite materno, terceiro o côco, quarto a quinoa real.
Quais os alimentos que contêm vitamina D?
Conheça os 10 legumes e verduras com mais proteínas
Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda e rúcula; Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete.
Os 5 legumes e verduras capazes de turbinar a sua saúde