O refrigerante é uma bebida que mistura corantes, conservantes, açúcar, aroma sintético de fruta e gás carbônico. ... Os refrigerantes do grupo cola possuem em sua composição o ácido fosfórico, substância que pode prejudicar a fixação do cálcio.
c) No refrigerante, se considerarmos o H2CO3 (Que é o gás dos refrigerantes) temos duas fases. A do líquido e das "bolinhas" de gás.
Por ser rico em açúcar, o consumo frequente de refrigerante aumenta o risco de câncer, mesmo em pessoas que estão dentro do peso. Além disso, o seu consumo favorece o ganho de peso e o desenvolvimento de diabetes, problemas que também estão relacionados ao aumento do risco de câncer.
"Os componentes químicos e o excesso de açúcares causam picos de glicemia no sangue, comprometendo as taxas de insulina e aumentando o risco de trabalho de parto prematuro e diabetes gestacional", alerta. Além disso, o refrigerante também compromete o desenvolvimento do bebê no útero.
Aumento da pressão arterial. A cafeína é uma substância capaz de nos deixar mais ativos, por isso o café é tão apreciado pela manhã. Porém, ela também está presente nos refrigerantes – e é comum tomar bem mais dessa bebida do que apenas uma xícara.
A quantidade consumida interfere mais do que o teor alcoólico. Um copo de 330ml de cerveja, por exemplo, equivale a 30ml de whisky ou a 100 ml de vinho – de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma dose padrão contém 12g de álcool puro.
Pode levar açúcar: De acordo com a lei, podemos adicionar açúcares até 6g L por litro, expressos em sacarose. Quando a cachaça contém açúcares em quantidade superior a 6g por litro e inferior a 30g por litro, expressos em sacarose, devemos denomina-la cachaça adoçada.