Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
As características das células musculares que permitem ao corpo se movimentar são os filamentos de miosina e actina encontradas nos sarcômeros. Estes filamentos são encontrados no músculo estriado esquelético, o músculo responsável pelo movimento voluntário.
Sabemos que todos os seres vivos são formados por células. Alguns apresentam apenas uma célula, outros, no entanto, apresentam uma grande quantidade dessas estruturas, que podem ou não formar tecidos. Quando várias células semelhantes estão unidas e desempenham uma mesma função, dizemos que elas constituem um tecido.
Resposta: O tecido muscular, um dos quatro tipos de tecidos animais, caracteriza-se por sua capacidade de contração. Ao contrair-se, ele garante não só a movimentação do corpo, como também, por exemplo, o batimento cardíaco e o transporte de alimentos pelo sistema digestório.
As células musculares lisas são uninucleadas e os filamentos de actina e miosina dispões em hélice em seu interior, sem formar padrão estriado como no tecido muscular esquelético. O tecido muscular estriado esquelético apresenta, sob observação microscópica, faixas alternadas transversais, claras e escuras.
O músculo liso é responsável por movimentos peristálticos que são contrações lentas e involuntárias em ondas que deslocam o alimento pelo sistema digestório.