Hoje, Trident tem sabores em seu portfólio dos mais variados como combinações mais exóticas amora com maracujá, canela com hortelã e limão ice, assim como nos sabores tradicionais de menta, hortelã, melancia, morango, tutti-frutti e canela.
O látex do sapotizeiro – árvore que dá o sapoti – era usado como goma de mascar pelos maias e astecas, entre outras civilizações pré-colombianas. A essa resina os nativos davam o nome de chicle. A guloseima que conhecemos hoje surgiu no final do século 19.
A goma-base, a “borracha” que dá a consistência ao doce, é o principal ingrediente. Antes, a substância vinha da seiva de uma árvore. Hoje, é sintética, feita de vários derivados do petróleo, como resina e parafinas. Além dela, há porções menores de açúcar ou adoçante, xarope de glicose, corantes e aromatizantes.
Tziklti significa, quem diria, “substância pegajosa”. Era assim que os aztecas chamavam o látex extraído de uma árvore chamada sapotizeiro. Era uma resina borrachuda muito usada para mascar – ainda que, na época, não fosse docinha como os chicletes (feitos de petróleo) de hoje.
Com certeza, materiais como vidro, lata de alumínio e plástico demorarão muito mais do que um ano para se decompor, mas os materiais como o papel e a matéria orgânica desaparecerão em bem menos tempo. Abaixo segue uma lista com o tempo de decomposição de cada material.
Tempo de Decomposição dos Materiais
Vale a pena saber