Uma proposta educacional com grandes chances de sucesso é trabalhar valores como ética, justiça, dignidade, respeito, responsabilidade, amizade, honestidade, solidariedade, autodisciplina, amor, confiança, compreensão, paz e fraternidade em sala de aula, não de modo esporádico e superficial, mas de forma amiúde e ...
A palavra educar, do latim 'educare', significa puxar, tirar de dentro, e pressupõe que o ser humano desenvolva suas faculdades: sensibilidade, vontade e inteligência, de maneira que aprenda a viver consigo mesmo e com o mundo que o cerca. ...
A formação de valores, hábitos que o indivíduo terá como base por toda a sua vida, em conjunto com a criação familiar, é adquirida em sua maior parte na Educação Infantil.
Essa formação prepara o ser humano para produzir as condições de reprodução da sua vida e das formas sociais da sua organização. Assim, ele poderá construir o seu modo de vida livremente, tendo autonomia para organizar os modos de existência e sendo responsável pelas suas ações, tornando-se um ser humano ético.
As crenças são suposições ou convicções julgadas verdadeiras a respeito de pessoas, conceitos ou fatos. Os valores, representam o grau de importância atribuído, subjetivamente, a pessoas, conceitos ou fatos. Crenças e Valores não são inatos e, sim, aprendidos, variando de acordo com a sociedade, a cultura e a época.
Princípios são um conjunto de normas ou padrões de conduta a serem seguidos por uma pessoa ou instituição. A conceituação dos princípios está relacionada ao começo ou início de algo.
Quando se encontra alguém que segure suas mãos firmemente e lhe faça saber, não por palavras vazias, e sim por suas atitudes que você não está sozinha, nem nos bons e nem nos maus momentos, então entende-se que este homem tem um bom caráter e merece ser amado e valorizado, pois ele lhe fará uma mulher mais completa e ...
Na atual legislação brasileira o direito à vida é tido como o alicerce para a prerrogativa jurídica da pessoa, motivo pelo qual o Estado tem por dever resguarda a vida humana, desde a concepção até a morte. ... Diante de sua importância o direito à vida é uma cláusula pétrea.
O direito à vida é uma garantia fundamental prevista no artigo 5º, caput da Constituição Federal Brasileira. Ela garante proteção à vida e trata-se de um direito inviolável conforme afirma Marcelo Novelino.
A vida é um direito fundamental do indivíduo e, portanto, constitui cláusula pétrea. O direito fundamental à vida significa, portanto, o direito de não ter interrompido o processo vital senão pela morte espontânea e inevitável (momento em que a vida termina). ...