Um candelabro é um castiçal com vários braços (múltiplas velas). O candelabro de sete braços encontra-se ligado à cultura judaica, devido à sua menção no capítulo 25 do Livro do Êxodo, do Antigo Testamento.
Em Êxodo 25:31 DEUS da ordem a Moisés para que fosse construído um candelabro (castiçal), uma luminária, feita de ouro batido possuindo seis braças, três em cada lado e um ao centro formando uma peça com sete copos, que ficaria dentro do tabernáculo, no segundo cômodo para ser mais exato, dentre os três compartimentos ...
O castiçal se distingue do candelabro por uma questão numérica, pois enquanto o castiçal comporta somente uma vela, o candelabro possui várias. Então o candelabro seria a junção de vários castiçais em uma única peça.
Lojas
Chanukiá ou Chanuquiá (hebraico חנוכיה - hanukiah, pronunciado "ranuquiá") é um candelabro de nove braços, usado durante os oito dias do feriado judaico de Chanuká, também chamado de Festa das Luzes. ... O Menorá possui sete braços e é um dos símbolos do Judaísmo, juntamente com a Estrela de Davi.
Resumo: A menorá, o candelabro de sete braços, um objeto ritual do Templo de Jerusalém, adquiriu grande relevância na literatura bíblica. Primeiro como representação do cosmo, tanto do mundo visível quanto do invisível. Segundo, como árvore da vida, e representação de Deus e da vida eterna.
Chanucá ou Hanucá (חנכה ḥănukkāh ou חנוכה ḥănūkkāh) é uma festa judaica, também conhecido como o Festival das luzes. "Chanucá" é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração". A primeira noite de Chanucá começa após o pôr do sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias.