Resposta: São três sistemas, acionados por uma única alavanca na cabine do maquinista. ... Esse sistema reduz de cerca de 100 km/h para aproximadamente 12 km/h a velocidade do trem. Na fase seguinte, entra em ação o sistema de serviço, ou sapata.
energia elétrica
Entenda como funciona o sistema de freios dos trens. São três sistemas, acionados por uma única alavanca na cabine do maquinista. Primeiro é acionado o freio de segurança, ou dinâmico, como classificam os funcionários da CPTM. ... Quando o comboio já está na estação, é acionado, automaticamente, o freio de estacionamento.
A operação do Metrô é uma tarefa de extrema responsabilidade, considerando que cerca de 3,8 milhões de pessoas são transportadas diariamente. Para controlar a operação do Metrô, existe o Centro de Controle Operacional - CCO - onde homens e moderníssimos computadores controlam e regulam toda a movimentação do sistema.
Horários de Integração
Ver partidas de trens e ônibus
Observando o painel de controle, totalmente automatizado e seguro, as pessoas viram os sinais coloridos que caracterizam a movimentação dos trens. Ficaram sabendo que a circulação das locomotivas depende da ligação do sistema de energia elétrica de 3 mil volts, pelo próprio pessoal do setor.
Um trem ou comboio é um transporte ferroviário que consiste num ou vários veículos (vagões ou carruagens), ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre trilhos ou carris, para transportarem pessoas ou cargas de um lado para outro, seguindo uma rota previamente planeada.
A base, que é acoplada ao terreno, é a principal forma de sustentação do aparato e é conhecida como patim. Já na altura do trilho, onde as rodas do trem passam efetivamente, há o boleto ou cabeça. A parte central, por sua vez, que conecta a base com a parte superior, como um tronco do trilho, é chamada de alma.
Os trilhos ou carris são fixados sobre os dormentes ou travessas através de elementos de fixação, compostos por grampos ou tirafundos. As travessas ou dormentes assentam por sua vez em cima de brita, composto por rochas trituradas em granulometrias definidas.
Os aços para trilhos são aços-carbono com teor de carbono variando geralmente entre 0,50 % e o eutetoide. Essa composição é considerada a mais conveniente para resistir ao desgaste a que os trilhos estão sujeitos.
A Cremalheira é um sistema exclusivo do Brasil. O trecho possui oito quilômetros de extensão, com inclinações de até 10% (ou seja, o trem sobe um metro a cada dez percorridos). ... Se colocados em fila, eles ocupariam a extensão de 30 quilômetros emitindo volume de CO equivalente ao produzido por 35 mil carros de passeio.
Ao contrário as ferrovias modernas, com rampas menores de 1,0% e raios maiores que 500, locomotivas modernas podem deslocar até 100 vagões.