O pequi teve 1.
Usos do pequi Serve também de alimento aos animais silvestres, como arara, cutia, tatu-peba e veados. Era comum a “espera” (caça) dos veados na época de floração do pequi.
Utilidade – madeira é própria para xilografia, construção civil e naval. Os frutos são comestíveis e apreciadíssimos pelas populações do Brasil Central. O caroço com a polpa (mesocarpo) é cozido com arroz, usada para preparo de licor e para extração de manteiga e sebo.
O pequizeiro frutifica de outubro a março. Os frutos do pequi caem normalmente quando maduros e são coletados no chão, eliminando-se os frutos estragados e malformados. Caso a colheita seja feita na árvore, deve-se observar se o fruto está completamente desenvolvido e maduro.
Para fazer muda de pequi, deve-se mergulhar o fruto na água e deixá-lo de molho por quatro dias. Fica mais fácil para tirar a polpa com jato de água e obter a semente, que vai precisar de dois dias para secar completamente. O passo seguinte é aplicar um tratamento para acelerar a germinação da semente.
Creme de pequi. Farinha de pequi. Castanha de pequi. Lascas de pequi em conserva.
Bastante saborosa e nutritiva, a castanha do pequi, que fica dentro do caroço do fruto, pode ser consumida in natura ou utilizada como ingrediente na preparação de pratos salgados, doces e pães. É rica em zinco e iodo, além de conter cálcio, ferro e manganês.
Depois, corte com faca e martelo para extrair a castanha. Se precisar, introduza a ponta de uma faca na cavidade onde está a castanha caso ela não saia facilmente. Lave vem e certifique-se que não tenha espinho grudado. Seque no forno bem baixinho, a cerca 130 graus, até que fique crocante – cerca de meia hora.
Se o espinho não sair facilmente com o auxílio de uma pinça ou fita adesiva, pode-se experimentar aplicar um pouco de cola na região onde o espinho entrou. O ideal é usar cola branca PVA e deixar secar. Quando a cola estiver seca, deve-se tentar remover com cuidado, para que o espinho saia junto.
Contraindicações do pequi O pequi não tem contraindicações. No entanto, por seu alto valor calórico, principalmente do óleo de pequi, o ideal é que pessoas com sobrepeso ou que querem emagrecer o consumam com moderação.
- Esterelize a pinça ou agulha antes de usar; - Mesmo que removida, a farpa, espinho ou estilhaço de vidro pode provocar tétano, uma infecção perigosa que provoca fortes contrações musculares, especialmente no maxilar.
Quase todas as farpas podem ser retiradas com uma agulha ou pinças. Estes instrumentos podem ser esterilizados com álcool ou no fogo. Além disto, antes de tentar retirar a farpa, a pele ao redor deve ser lavada com sabão. Utilize a agulha para expor totalmente a extremidade da farpa.
[Gramática] A palavra Ferpa é um regionalismo, de uso popular; farpa é a grafia preferencial e indicada para se referir à lasca que acidentalmente entra na pele.
substantivo feminino Ponta metálica penetrante em forma de ângulo agudo. Pequena lasca de madeira que acidentalmente se introduz na pele.