Eletrocirurgia: Bisturi Bipolar e Monopolar
“A placa dispersiva do bisturi elétrico é um acessório necessário neste caso, cuja finalidade é auxiliar na condução da corrente elétrica gerada por esse equipamento”, completa.
Deve-se evitar superfícies com cicatrizes e tatuagens, pelos e proeminências ósseas; também é necessário retirar todo adorno metálico (9). Outro cuidado essencial é com o posicionamento do paciente na mesa cirúrgica, pois o contato do paciente com a superfície metálica da mesa também pode causar lesões.
Os bisturis elétricos são usados principalmente para cortar e/ou coagular tecidos. Podem ser usadas duas técnicas para realizar o corte e a coagulação: a técnica monopolar e a técnica bipolar. Técnica monopolar: utiliza um único elétrodo ativo, que também desempenha a função de elétrodo neutro.
Através deste calor produzido é que serão definidos os efeitos terapêuticos, que podem ser de corte ou a coagulação. A energia térmica de alta frequência produzida aquecerá a ponta metálica do eletrodo positivo, passando através do corpo do paciente, sendo eliminada por meio da placa dispersiva.
Resposta. Explicação: De acordo com os riscos de contaminação as cirugías são classificadas em:limpas, potencialmente contaminadas, contaminadas e infectadas São realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso local.
O enfermeiro é habilitado a presidir todas as etapas do ato anestésico-cirúrgico, ou seja, ele acompanhará o paciente em todo o período peri-operatório, assim como irá priorizar atender as necessidades do paciente.