A fórmula para calcular a energia cinética (EC) de um corpo é a seguinte: Em que m é a massa do corpo e v é a velocidade com que ele se movimenta. Como para toda forma de energia, a unidade de energia cinética no sistema internacional (S.I.) é o Joule (J).
Entendendo a energia cinética. Conheça a fórmula para o cálculo dessa energia. A equação é: EC = 0,5 x mv2.
Energia Mecânica
Energia cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento. A energia cinética é uma grandeza física escalar, cuja unidade de medida, de acordo com as unidades do SI, é o joule. A energia cinética é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo.
Quando acontece um acidente em que a causa é a alta velocidade, na batida em alta velocidade em que a uma massa considerável, o carro adquire muita energia cinética. Porém, se o carro bater contra um muro, essa energia cinética acaba sendo dissipada em forma de barulho, calor e outras formas de energia.
v² (na equação da energia cinética que conhecemos) apareceu a partir das leis do movimento e surgiu da demonstração feita pela primeira vez pelo físico francês Gaspard de Coriolis (1792-1843) em seu Du calcul de l'effet des machines de 1829 (Sobre o Cálculo do Efeito das Máquinas).
Em física, a energia cinética em um objeto é a energia que ele possui devido ao seu movimento. Isto é definido como o trabalho necessário para acelerar um corpo de massa em repouso para que este adquira velocidade.
Energia potencial é uma forma de energia que pode ser armazenada por um corpo e que depende da posição desse corpo. Toda energia potencial pode ser transformada em outras formas de energias potenciais ou em energia cinética por meio da aplicação de uma força sobre o corpo.
A energia potencial elástica é o tipo de energia mecânica armazenada em virtude da deformação de um material elástico. Ao comprimir ou esticar um corpo elástico, como uma mola, há a tendência do material de voltar à posição ou formação original.
Energia potencial é uma forma de energia que pode ser armazenada por um corpo e que depende da posição desse corpo. Toda energia potencial pode ser transformada em outras formas de energias potenciais ou em energia cinética por meio da aplicação de uma força sobre o corpo.
Os tipos mais comuns de energia potencial são:
A energia presente nos corpos dando a eles a capacidade de realizar trabalho é chamada de Energia Potencial. Quando está relacionada aos trabalhos da força peso, a energia armazenada nos corpos é chamada Energia Potencial Gravitacional e quando está associada a uma força elástica é Energia Potencial Elástica.
Em geral, a energia potencial é usada para que um corpo entre em movimento: ela é convertida em energia cinética. Como ocorre esta conversão? O corpo utiliza a energia potencial para realizar trabalho. ... Enquanto a energia cinética estava ligada à velocidade do corpo, a energia potencial estará associada à sua posição.
Portanto, de forma mais específica, podemos dizer que a energia cinética é a energia ou capacidade de realizar trabalho devido ao movimento e que energia potencial é a energia ou capacidade de realizar trabalho devido à posição.
Energia Potencial Eletrostática De acordo com a lei de Coulomb, A magnitude da força eletrostática de atração ou repulsão entre duas cargas puntiformes é diretamente proporcional ao produto das magnitudes das carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.
energia cinética
A energia potencial elétrica é uma grandeza escalar, medida em joules, que pode ser calculada multiplicando-se o módulo da carga de prova, medida em coulombs, pelo potencial elétrico, em volts.
Energia Potencial Gravitacional Consiste na energia do objeto que está sob influência de um campo gravitacional. ... A fórmula da energia potencial gravitacional é: EPg = mgh.
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.
1:Trabalho é igual a variação da energia cinética, sendo conhecido como o Teorema do Trabalho-Energia. Trabalho = Energia Cinética final - Energia Cinética inicial. O trabalho é uma grandeza escalar, fazendo-se sentido apenas quando se tem componentes das forças aplicadas na direção do movimento da partícula.
= m.g.h. ou seja, Epg (Energia potencial. gravitacional) = m (massa) vezez g (gravidade) vezes h (altura).
Tomando a = g, Esta é a equação da energia potencial gravitacional, onde g é a aceleração da gravidade, no valor de 9,8 m/s² na superfície da Terra, e Epg é dado em Joules (J). Lembremos que em outro planeta ou qualquer corpo celeste, o valor de g é modificado.
A fórmula da velocidade de um objeto em movimento retilíneo uniforme (ou seja, se movendo em linha reta e com velocidade constante) é dada por: v = Δs/Δt, onde Δs é o deslocamento e Δt é o intervalo de tempo.