Testes psicométricos são instrumentos padronizados por pesquisas científicas com a finalidade de mensuração de determinados construtos, exemplo, fator de inteligência, atenção, mémoria, ansiedade e outras coisas. ... São todos padronizados e autorizados pelo Conselho de Psicologia.
Entre as técnicas projetivas mais utilizadas estão: o teste de mancha de tinta de Rorschach, o teste de Apercepção Temática (TAT) teste de Apercepção infantil (CAT), teste Gestáltico Visuomotor de Bender, teste de Completar Frases, teste de Desenho de Figura humana, teste Casa-Arvore-Pessoa (HTP) e teste de Desenho da ...
O teste projetivo tem como objetivo principal descrever o funcionamento mental do sujeito. O interesse cada vez maior pelo estudo da personalidade vai desenvolvendo formas que possibilitem conhecer a mente do homem. ... O teste projetivo tem como objetivo chegar ao nível do latente e às vivências do sujeito.
O que são técnicas projetivas? Também conhecidas como técnicas de coleta de dados não estruturadas disfarçadas, elas estão diretamente ligadas à criação de uma circunstância que encoraje os entrevistados a expor livremente respostas sobre dados específicos.
Os métodos projetivos afirmam a possibilidade de dizermos algo sobre alguém, por meio de sua produção, de suas visões diante de estímulos ambíguos. As experiências prévias influem nas percepções, e produzem entrelaçamentos que se materializam nas fantasias criadas frente a estímulos ambíguos.
PROVAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS Para a Psicologia Clínica, as técnicas projetivas dizem respeito àquelas atividades em que é solicitado que o sujeito faça desenhos ou uma representação acerca de uma dada situação. E é pela análise destes desenhos que o psicólogo infere sobre características com relação ao indivíduo.
As provas operatórias são instrumentos “de avaliação intelectual individual”7 que permitem investigar se o sujeito já atingiu um estágio cognitivo no qual é capaz de realizar operações mentais.
As Provas Pedagógicas são um instrumento utilizado durante o processo de diagnóstico psicopedagógico, sendo elaboradas para cada caso em específico, pois depende da idade e da série de quem está sendo avaliado. ... III – Nesta etapa é importante que o psicopedagogo realize uma análise do material escolar da criança.
Entende-se que o psicopedagogo atua intervindo como mediador entre o sujeito e a sua história traumática, ou seja, a história que lhe causou a dificuldade de aprender. O profissional deve tomar ciência do problema de aprendizagem e interpretá-lo para a devida intervenção.
Alguns passos para realizar uma intervenção psicopedagógica:
O psicopedagogo tem por função realizar o diagnóstico institucional para identificar problemas que estão interferindo no processo ensino/aprendizagem dos alunos envolvidos. ... Nesse caso, ele deve orientar o professor a fim de encontrar a melhor forma de ajudar a criança que apresenta dificuldade de aprendizagem.
O tratamento começa com o diagnostico clínico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. O que é necessário identificar no diagnóstico psicopedagógico? a ) O significado do relacionamento pessoal.
O diagnóstico psicopedagógico é um processo científico de investigação que parte do levantamento de hipóteses que serão confirmadas ou não ao longo dos passos utilizados na busca da compreensão da forma de aprender do sujeito e dos desvios ou obstáculos que estão ocorrendo em seu processo de aprendizagem.
EOCA – como interpretar....Durante a Eoca pode-se chegar as seguintes conclusões sobre o individuo:
Qual é o legítimo papel da Psicopedagogia escolar? Prevenir problemas, inibições, atrasos e desvios, tanto do sujeito quanto do grupo. Prevenir problemas financeiros e atrasos de mensalidades.