As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.
É chamado de Renascimento porque foi um movimento que procurou fazer renascer a cultura e a arte da Grécia e da Roma antigas. O pensamento da Antiguidade foi retomado como base para desenvolver ideias novas. Nesse período foram feitas grandes descobertas científicas e foram criadas obras de arte belíssimas.
O movimento artístico que chamamos “Renascimento” nasceu na Itália, em Florença, nas primeiras décadas do século XV. ... Tais formas provem de duas principais fontes: a reutilização, após um intervalo de quase um milênio, das formas características da arte clássica – arte grega e arte romana.
13 principais obras renascentistas para conhecer o período
Os quatro grandes passos foram a mudança de pintura a têmpera, em painéis de madeira, e afresco, em paredes de alvenaria, para a pintura a óleo em telas esticadas; o uso da perspectiva, dando peso e profundidade à forma; o uso de luz e sombra, em oposição a linhas desenhadas; e as composições piramidais na pintura.
Entre elas: a perspectiva frontal ou linear, a Secção áurea, a perspectiva atmosférica, o desenvolvimento do claro-escuro, a composição triangular e o escorço.
1- Perspectiva paralela (1PF): No desenho em perspectiva paralela, as linhas de fuga deslocam-se apenas para um ponto (PF). Objetos nessa situação apresentam sua face frontal paralela ao observador, tanto os que estão localizados a sua frente (cubo B) quanto a sua esquerda (cubo A) ou a direita (cubo C).
A técnica de perspectiva passou de uma observação da natureza a um verdadeiro código de visualidade da representação espacial. ... A perspectiva foi a “forma simbólica” do Renascimento, pois causou uma revolução na concepção e na prática na pintura, e que ainda hoje é praticada para transformar ideias em matéria.
Perspectiva é a técnica que cria a ilusão de iluminação nos objetos pintados. ... Perspectiva é a técnica de organização do plano de trabalho para a elaboração de esculturas a partir de estudos de anatomia. Perspectiva é o método que permite a representação de objetos tridimensionais em superfícies bidimensionais.