O que são as funções orgânicas (grupos funcionais)? Então, para responder a essa pergunta temos que entender os grupos funcionais. Dessa forma, os grupos funcionais, no campo da química orgânica, são os átomos substituintes ou grupos de átomos que se ligam a moléculas específicas. Portanto, essas porções (a parte da molécula que também pode ser encontrada em muitas outras moléculas) são responsáveis pelas reações químicas das quais participam as moléculas às quais estão ligadas.
- Grupo Funcional: Deriva dos ácidos carboxílicos, em que há a substituição do hidrogênio da carboxila (- COOH) por algum grupo orgânico:
Por outro lado, moléculas com outros elementos em sua estrutura de carbono são hidrocarbonetos substituídos. Cada um dos quatro tipos de macromoléculas – proteínas, lipídios, carboidratos e ácidos nucléicos – tem, sobretudo, seu próprio conjunto característico de grupos funcionais que contribuem enormemente para suas diferentes propriedades químicas e sua função nos organismos vivos.
Se você pensou que cetona tem a ver com a acetona, você pensou certo! A propanona, mais conhecida como acetona, é muito utilizada no nosso dia a dia.
Dessa forma, precisamos identificar as funções orgânicas com base em seus grupos funcionais. O sufixo presente na tabela representa a terminação do nome do composto estudado. Por exemplo, o etanol. Ele é um álcool, cujo sufixo é ol. Ou seja: etanol.
As aminas são exemplos de função orgânica nitrogenada, ou seja, possuem o grupo funcional N. Um dos principais exemplo é a fenilamina, importante na indústria de corantes. Assim, as aminas podem ser consideradas corantes. Por exemplo:
O Blog do Enem tem Apostilas Enem Gratuitas, Notas de Corte no Sisu, Critérios para Financiamentos pelo Fies, para Bolsas de Estudo pelo Prouni e pelo Pronatec, e ainda traz Dicas sobre o que mais cai nas provas e na Redação do Enem e no Vestibular.
Já imaginou se você fosse em um supermercado e encontrasse todas as seções misturadas? Frutas nas mesmas prateleiras que produtos de limpeza, bebidas misturadas com produtos de higiene pessoal, enfim, seria realmente uma bagunça e ficaria muito mais difícil encontrar os itens da sua lista de compras, não é mesmo?!
Grupos funcionais são grupos de átomos que ocorrem dentro de moléculas orgânicas e lhes conferem, portanto, propriedades químicas específicas. Por outro lado, chamam-se os grupos funcionais de uma molécula orgânica, às vezes, de “R”. Agora, nós podemos encontrar grupos funcionais ao longo da “espinha dorsal de carbono” de macromoléculas, por exemplo, cadeias e/ou anéis de átomos de carbono com a substituição ocasional de um elemento como nitrogênio ou oxigênio.
As funções orgânicas oxigenadas são aquelas formadas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Veja a lista com as funções oxigenadas:
Esse exemplo mostra-nos que separar itens semelhantes em grupos específicos facilita a nossa vida. Essa mesma ideia aplica-se ao estudo das substâncias químicas, pois a separação em grupos torna mais fácil o estudo desses compostos. Por exemplo, a Química Inorgânica possui as funções inorgâncias, que são os grupos ácidos, bases, sais e óxidos.
Primeiramente, para uma cadeia carbônica ser inserida na classe de compostos orgânicos, ela precisa conter alguns elementos. É o caso dos carbonos, hidrogênios e um grupo funcional. É aqui que entram as funções orgânicas, tema da nossa aula.
Afinal, eles são usados na fabricação de xaropes, doces, pastilhas, refrigerantes, etc. Eles têm a capacidade de imitar o odor e o gosto de frutas, por isso tem essa utilidade.
Lembrando que para nomear as cadeias carbônicas precisamos seguir algumas regras. São as regras da nomenclatura dos compostos orgânicos.
Os aldeídos tem como grupo funcional um átomo de carbono ligado a O por uma dupla ligação e a um H por ligação simples.
Uma das técnicas de reciclagem química do polímero PET [poli(tereftalato de etileno)] gera o tereftalato de metila e o etanodiol, conforme o esquema de reação, e ocorre por meio de uma reação de transesterificação.