Porém, entre tantos instrumentos, sempre existem alguns não muito usados e desconhecidos pela grande maioria. É exatamente sobre isso que iremos falar neste artigo....Então, vamos lá!
Música com objetos em sua forma original: a utilização dos objetos da maneira que foram construídos, explorando as possibilidades sonoras e mantendo o formato original.
Podemos usar nossas mãos para pegarmos o(s) objeto(s) e bate-lo em algum lugar, ou até em nós mesmos. Podemos usar varias partes do corpo para fazer sons com diversos tipos de objetos. Sejam eles um apito (boca), pauzinhos (mãos), sapatos, sandalias (bater com os pés), etc..
Resposta. Resposta: São apresentações musicais (como o próprio nome já diz: relacionada ao canto) em que o performance, ou seja, a pessoa que cantou fez uma excelente apresentação. Explicação: Pode ser copos, talheres , pedras, madeira...
As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves. São essas vibrações que definem cada uma das notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si; assim, a velocidade da onda sonora determina a altura do som, por isso cada nota tem sua frequência (número de vibrações por segundo).
Como podemos experimentar com o som dos objetos do nosso cotidiano? A oficina tem como objetivo propor de maneira lúdica e imersiva experiências sonoras por meio da exploração de objetos do dia a dia: chapa de ferro, sacola plástica, celulares, papel alumínio, garrafas, ventiladores, bolas de gude, entre outros.
Resposta. Resposta: Consiste na arte de reproduzir sons de bateria com a voz, boca e nariz. Também envolve o cacarejo, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros.
Trata-se de desenvolver a ação da palavra pelo fluxo dos sons nas musculaturas e cavidades ósseas acionadas, por suas energias dinamizadas.
ATIVIDADES | CORPO SONORO "Por ser vibração, o som da voz promove uma série de desbloqueios energéticos: expande conscIência, restaura a saúde física, dissolve tensões musculares, ativa a circulação de sentimentos estagnados, mobiliza potencial criativo, além de acessar aspectos profundos de nosso inconsciente".
O conceito de material sonoro se relaciona com a noção de música como organização intencional de sons, ou seja, material sonoro pode ser qualquer objeto que produza som e que seja utilizado com o objetivo de fazer música. ... Debata: O que faz com que estes sons sejam musicais? Estes sons possuem ritmo? Melodia?
Adorno dá uma definição clara do que entende por “material”: “(...) o material é aquilo que está à dispo- sição dos artistas: o que se apresenta a eles em palavras, cores e sons, em todas as suas combinações, em todos os diferentes procedimentos técnicos desenvolvidos; nesse sentido, as formas podem igualmente se ...
Uma ideia musical normalmente é reconhecida como tal depois de sua concepção e utilização numa obra. ... Neste sentido, ter uma ideia musical significa, frequentemente, pensar com sons. A ideia, por sua vez, não é alguma coisa que já se encontra no mundo sob uma forma organizada ou pré-estabelecida.
É possível classificar diferentes características de fontes e materiais sonoros por meio dos mapeamentos e estudos realizados no campo da música, de modo que os profissionais testam e classificam os diferentes sons a partir dos diferentes instrumentos.
As fontes sonoras se classificam como as mais variadas possíveis, porém de uma forma geral, podem distinguir-se em três tipos de modelos principais, tais como fontes pontuais, lineares e planas, associadas respectivamente a ondas sonoras esféricas, cilíndricas e planas.
As fontes sonoras básicas são as cordas e os tubos acústicos. Quais são as freqüências dos sons produzido por uma corda? Consideremos uma corda, de comprimento L, presa nas duas extremidades e acionada em direção transversal à ela.
Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).
Temos inicialmente os tipos vocais: