Conforme mostrado no texto “Constituição das embalagens cartonadas longa vida”, tais materiais são formados por três componentes principais, que são 75% de papel-cartão (duplex), 20% de alumínio (folha bem fina) e 5% do plástico polietileno.
A embalagem Longa Vida é composta de várias camadas de material – papel duplex (75%), polietileno de baixa densidade (20%) e alumínio (5%). Assim é criada uma barreira que impede a entrada de luz, ar, água e microorganismos nos alimentos e bebidas que envolve.
A embalagem longa vida, também chamada de embalagem cartonada, possui múltiplas camadas e varia de acordo com o tipo de alimento - a caixa de leite, por exemplo, precisa de seis camadas. Essas camadas passam por um processo de compressão sobre todas as folhas dos diferentes constituintes.
Em 2019, no Brasil, 31,3% foi o percentual de produtos reciclados na categoria embalagens longa vida pós-consumo.
O papel é predominante na embalagem e suas fibras que foram recicladas podem ser utilizadas na fabricação de caixas de ovos, papelões ondulados ou até mesmo outra embalagem cartonada. ... Já o plástico e o metal podem ser reciclados juntos ou separados.
Dessa reciclagem do papel podem ser produzidos vários materiais, tais como papelão ondulado, caixas de papelão, bandeja de ovos, tubetes, chapas, palmilhas para sapatos, produtos em polpa moldada, papel-toalha, papel-tissue, papel-cartão, entre outros.
7 produtos feitos a partir do lixo reciclado
As embalagens cartonadas são formadas por multicamadas com três constituintes principais: papel-cartão, folha de alumínio e plástico (polietileno). As embalagens cartonadas estão presentes na vida da maioria de nós, principalmente quando consumimos leite, iogurte, sucos, achocolatado, creme de leite e leite condensado.
Material das embalagens cartonadas da Tetra Pak
Cada embalagem é produzida por um tipo de material. Alguns deles podem ser reciclados como plástico, papel, vidro e metal. Alimentos são chamados de orgânicos e podem ser reutizilados, por exemplo , para adubos ( restos de comida aumentam a fertilidade da terra).
Os principais termoplásticos usados em embalagem de alimentos são o polietileno (PE), polipropileno (PP), policloreto de vinila (PVC), poliestireno (PS) e o polietileno tereftalato (PET) (CABRAL et al., 1984).
Antes de a embalagem ser colocada no mercado, é essencial medir, ensaiar e examinar seu material. Afinal, ele deve corresponder ao que foi especificado por órgãos governamentais, fiscalizadores, fornecedores e clientes para assegurar que tem condições de ser usado. É isso que garante sua qualidade.
O custo da embalagem está relacionado à disposição do produto para a sua distribuição aos clientes. A engenharia de embalagem tem como objetivo principal facilitar o manuseio e a armazenagem, promovendo uma melhor utilização do equipamento de transporte.
Tem como características ser inquebrável, transparente, brilhante, rígido e resistente a mudanças de temperatura, além de conservar bem aromas. Muito utilizado em filmes para embalagens e alimentos, na fabricação de produtos industriais e da construção civil, como cordas, tubos para água quente, fios e cabos.
Quanto à classificação, a mais referenciada é a que classifica de acordo com as funções em primária, secundária, terciária, quartenária e de quinto nível. a) Primária: é a embalagem que está em contato com o produto, que o contém. ... b) Secundária: é aquele que protege a embalagem primária.
Entenda as funções da embalagem: muito além de proteger o produto! Já há algum tempo as embalagens não são apenas para proteger, conter e permitir o transporte de produtos. ... Nesse contexto, as embalagens são tão importantes para o consumidor quanto para a indústria de bens de consumo e para o varejo.
A embalagem tem importante função para a durabilidade dos produtos, pois vai proteger e conservar o alimento, evitando a contaminação por micro-organismos, insetos, animais, metais, entre outros casos, e mantendo sua integridade. Todas essas propriedades têm como objetivo final a segurança alimentar do consumidor.
Embalagens quaternárias. São o que se chama de facilitadoras de de movimentação, uma vez que concentram um grande número de unidades, tornando mais fácil sua realocação dentro de um mesmo ambiente, ou mesmo o transporte de um local ao outro. Pallets são um bom exemplo deste tipo de embalagem, apesar de serem abertos.
A embalagem de vidro é a única feita com material puro e mantém intocadas as características de sabor, pureza e qualidade de tudo que é armazenado nela. Ele tem todas estas vantagens em relação a outros materiais, além de ser 100% reciclável e poder ser reaproveitado na decoração (veja aqui).