Países Eslavos
Significado de Eslava Relativo aos Eslavos; eslávico. Grande familia ethnográphica, a mais oriental da Europa. Etimologia (origem da palavra eslavo). Do latim slavi.
Em 1872, chegaram os primeiros eslavos no Paraná, o período de maior entrada, foi de 1880-1899, que se instalaram na região de Curitiba, Campos Gerais, Vales do Rio Negro e Vale do Rio Iguaçu, São Mateus, Prudentópolis, Lucerna, União da Vitória e Rio Claro, entre outras (Wachowicz, 1981).
Europa
O povo russo é de origem eslava, oriundos da Europa Central, das terras onde nascem os rios Danúbio, Elba e Vístula. Da lá foram migrando em direção ao leste, rumo às margens dos rios Dnieper, Prípiat e Desná, sendo as tribos dos polanos, dos devlanos e sieveranos as principais.
Os descendentes dos eslavos hoje são os sérvios, os tchecos, os russos e bielo-russos, os polacos, os croatas, os búlgaros, os ucranianos, os macedônios, os eslovenos e eslovacos, e os lusácios.
As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. “Portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os principais fluxos em termos quantitativos”, diz a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP).
Italianos no Brasil: A maior parte do Imigrantes Italianos foram para São Paulo, Minas Gerais e para estados da região sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Espanhóis no Brasil: Fixando-se principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Os primeiros que imigraram para o Sul do Brasil foram os açorianos. Após a imigração dos açorianos, houve a vinda em especial dos alemães (1824, São Leopoldo, Rio Grande do Sul), e dos italianos (1875). Outros grupos (árabes, poloneses e japoneses) também estiveram à procura da região para fazer dela sua morada.
Resposta. do Sul, os germânicos em parte do Rio Grande do Sul (geralmente na Serra Gaúcha) e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e os poloneses no Paraná.
História da Região Sul Os povos indígenas como os guaranis, carijós e kaingangs foram os primeiros habitantes da região sul. No século XVI, chegaram os espanhóis, depois portugueses e luso brasileiros, que permaneceram até o século XVIII.
Resumo da História da Imigração no Brasil - Nas primeiras décadas do século XIX, imigrantes de outros países, principalmente europeus, vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho. Compravam terras e começam a plantar para sobreviver e também vender em pequenas quantidades.
O Rio Grande do Sul recebeu imigrantes italianos, eslavos e alemães. Em Santa Catarina, açorianos colonizaram o litoral; alemães, a região norte; e italianos, o planalto e a porção oeste. No Paraná, houve fluxos migratórios de italianos, alemães e japoneses; mais recentemente, paraguaios na fronteira oeste.
Dois grandes movimentos influenciaram a ocupação da Região Sul: * Imigração européia e Missões jesuíticas. Imigração asiática e Missões portuguesas. Imigração africana e Missões espanholas.
Dois grandes movimentos influenciaram a ocupação do território e deu origem à diversidade cultural da Região Sul: as missões jesuítas. e a imigração europeia.
Resposta. Resposta: A região Sul foi ocupada por imigrantes europeus, o que contribuiu para a consolidação de atividades agrícolas de pequeno porte e para a formação de grupos industriais.
Essa região apresenta elementos culturais dos índios (primeiros ocupantes do território), espanhóis e portugueses (colonizadores), negros (escravos). Posteriormente, os imigrantes alemães, italianos, açorianos, eslavos, japoneses, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Sul do Brasil.
Apresenta grande diversidade cultural, as maiores influências culturais são dos imigrantes europeus. ... Grande parte dos seus aspectos culturais é oriunda dos imigrantes alemães, que habitaram a região por volta de 1824. Os italianos, espanhóis e portugueses também contribuíram para a riqueza cultural desse Estado.
A lenda do saci surgiu, segundo os estudos, na região Sul do Brasil entre os índios guarani. Conta-se que, a princípio, era conhecida no idioma tupi-guarani como çaa cy perereg. A influência dessa lenda no Sul foi tão grande que ela não ficou reclusa ao Brasil e espalhou-se pelos países vizinhos.