Pouco antes da sua saída do fígado, ambos se unem e formam o ducto hepático comum, com cerca de 3 cm de comprimento, que se divide em duas ramificações: o ducto cístico, que chega até à vesícula biliar, e o colédoco, que chega até o duodeno depois de atravessar a cabeça do pâncreas.
A cirurgia de vesícula (ou colecistectomia) é uma operação em que se efetua a remoção da vesícula biliar.
A colecistectomia geralmente é indicada pela presença de cálculos dentro da vesícula biliar causando colecistite aguda ou crônica, porém pode ser indicada também por colecistite alitiásica, por pólipos da vesícula biliar, por neoplasias, dismotilidade vesicular sintomática, como parte de outros procedimentos cirúrgicos ...
A colecistectomia consiste na retirada da vesícula biliar. Se apenas a vesícula biliar é removida, a cirurgia é denominada colecistectomia simples. Esse procedimento é geralmente utilizado para retirar a vesícula biliar devido a cálculos biliares, mas não é realizado para tratar câncer de vesícula biliar.
As indicações mais freqüentes de colecistectomia são a litíase biliar e suas complicações (colecistite aguda, coledocolitíase, colangite , pancreatite aguda biliar) e o câncer da vesícula biliar. Inicialmente, as colecistectomias para tratamento da litíase biliar eram realizadas por meio de laparotomia.