Em espanhol, a diferença entre os artigos determinado e indeterminado é simples: Se falamos de algo já conhecido pelo falante e pelo ouvinte, utilizamos o artículo determinado. Mas se for algo não conhecido, temos que utilizar o artigo indeterminado.
Neste exemplo, o artigo definido “o” indica que o substantivo aluno é classificado como o gênero masculino. Exemplo 1: Um banheiro da casa está sendo reformado. O artigo indefinido “um” classifica que a palavra banheiro é do gênero masculino. Exemplo 2: Mariana comprou mais de uma bolacha doce na mercearia.
Artigo indefinido. Os artigos indefinidos (um, uma, uns, umas) determinam de maneira vaga, indeterminada ou imprecisa, uma pessoa, objeto ou lugar ao qual não se fez menção anterior no texto. Exemplos: Um dia iremos nos encontrar.
Os artigos definidos e indefinidos em Inglês são the, a e an, que correspondem aos artigos o, a, os, as, um, uma, uns e umas da Língua Portuguesa. Eles acompanham o substantivo da oração e não possuem variações como existem na gramática brasileira.
O artigo é a classe gramatical que geralmente antecede um substantivo, sendo variável em gênero e em número. Pode ser contraído com algumas preposições e, às vezes, ter outras funções nos enunciados conforme aprenderemos a seguir.
Sintetizando: o artigo se antepõe ao substantivo para determiná-lo ou particularizá-lo. Podem ser definidos ou indefinidos e dentre suas variadas funções, está a substantivação, que acontece quando o artigo assume o papel de substantivo em uma frase.
O artigo integra uma das dez classes de palavras, cuja função é de determinar ou indeterminar o substantivo.