Os gases queimados são expulsos através da passagem dada pela válvula e escape. Figura 12 – Funcionamento do motor Diesel 4 tempos: a) admissão; b) compressão; c) combustão; d) escape. Num motor de 2 tempos a admissão e o escape ocorrem ao mesmo tempo da compressão e expansão.
3- Os motores de dois tempos executam dois ciclos: Primeiro tempo : o pistão sobe comprimindo a mistura no cilindro e produzindo rarefação no cárter. Logo após, acontece a ignição e a combustão da mistura. Segundo tempo : os gases da combustão se expandem, fazendo o pistão descer, comprimindo a mistura no cárter.
O motor dois tempos funciona da seguinte forma: Primeiro o pistão sobe e comprime a mistura entre a gasolina e o ar, depois os gases da combustão gerada fazem o pistão descer por causa da compressão e a explosão causada.
Os motores dois tempos rotacionam em apenas duas rotações do pistão e que executam a admissão, a explosão e a exaustão enquanto os de 4 tempos precisa rotacionar 4 vezes para executar a mesma operação, razão pela qual os RPM`s das motos de motor 2 tempos são sempre mais altos do que aquelas com motorização de 4 tempos.
Nos motores de quatro tempos o óleo lubrificante é armazenado no cárter e o fluxo de óleo é feito sob pressão através de galerias existentes no motor. Nos motores de dois tempos do ciclo Otto o óleo lubrificante fica misturado com o combustível no tanque.
Motor 2 tempos: No primeiro tempo, o pistão sobe e comprimi a mistura no cilindro produzindo rarefação no cárter. Depois disso, acontece a ignição e a combustão da mistura. No segundo tempo, os gases da combustão se expandem e fazem o pistão descer, comprimindo a mistura no cárter.
Posicione o motor em ponto morto superior e, utilizando-se de uma seringa de 10ml e óleo de motor, preencha a concavidade com o volume de óleo necessário para alcançar o mesmo nível da cabeça do pistão. Anote o volume de óleo que você precisou injetar com a precisão de uma casa decimal (ex. 10,5cm3).
O motor de 2 tempos é mais leve e tem a manutenção mais em conta que o de 4 tempos. O de 2 tempos passa por um processo de duas etapas (compressão e combustão), já o de 4 tempos por quatro etapas (admissão, compressão, combustão e escape).
Motores 4T Mas um 2T DI (Mercury Optimax ou Evinrude E-TEC) quase iguala essa conta. Algumas das vantagens do 4T é que ele é mais fácil de revender posteriormente, mais fácil de pilotar, possui maior tecnologia e agride menos o meio ambiente.
Os dois são excelentes motores. O mercury Optmax é mais moderno, e mais economico. Discussões a parte, ainda prefiro um dois tempo carburado, que apesar de gastar um pouco mais, não enche tanto a paciencia da gente quanto um quatro tempo, em virtude desta b......de gasolina que nos temos.
Vantagens do motor 4 tempos em relação ao 2 tempos: economia, durabilidade, confiabilidade, nível de ruído e vibração e menos poluição. Desvantagens: Peso, potência, maior quantidade de peças.
O motor de combustão ou de explosão funciona em quatro tempos: entrada da mistura combustível-ar, compressão dessa mistura, explosão e escape dos gases formados. ... É muito importante que o combustível aguente bem essa compressão, não explodindo antes do 3º tempo.
Eles se chamam dois tempos pois seu ciclo possui apenas duas fases: ignição e escape. Elas se completam com apenas um giro do virabrequim, gerando o dobro de potência de um motor de quatro tempos, o qual completa um ciclo a cada duas voltas completas.
Motor de dois tempos é um tipo de motor de combustão interna de mecanismo simples. Ou seja, ocorre um ciclo de admissão, compressão, expansão e exaustão de gases a cada volta do eixo.
O motor de combustão externa, recebeu essa denominação pois o combustível é “queimado” ou gerado em um local diferente da câmara do pistão. Já no motor de combustão interna, como o próprio nome diz, a combustão (a reação de queima do combustível) ocorre na câmara de combustão onde também se encontra o pistão.
Os motores de Stirling apresentam uma eficiência muito alta se comparados com os motores de combustão interna (como aqueles que movem os carros a gasolina), atingindo até 45% de eficiência energética, muito além dos 20% a 30% atingidos por outros tipos de motores, como os motores movidos a óleo diesel ou gasolina.
O motor de combustão interna é aquele presente em nossos automóveis. Dentro do cilindro ocorre uma mistura entre o ar e o combustível, levando a uma reação de combustão. ... Já no motor de combustão externa, a reação ocorre fora do motor, e como exemplo temos o motor a vapor.
Os motores de combustão interna podem ser classificados como de ignição por centelha ou ignição por compressão. O motor por compressão é comumente chamado de motor diesel. O nome deriva do engenheiro francês Rudolf Diesel, que desenvolveu o primeiro motor no período de 1893 a 1898.
◦Quanto à forma de se obter trabalho mecânico, os MCI são classificados em: ◦Motores alternativos: quando o trabalho é obtido pelo movimento de vaivém de um pistão, transformando em rotação contínua por um sistema biela-manivela. ◦Motores rotativos: quando o trabalho é obtido diretamente por um movimento de rotação.
Podem ser a gás, a gasolina, a álcool, a diesel, a metanol, a benzina, etc. Desses todos, os mais usados são os a gasolina, álcool e diesel. Os motores de combustão interna são baseados no princípio de que os gases se expandem quando aquecidos.