Quais são os principais acordes Os acordes indispensáveis são os de Lá menor, Mi menor, Dó maior, Ré maior e Sol maior. A partir desses 5 acordes, você já é capaz de tocar várias músicas. Entre elas, as principais do pop e do rock. Aprenda todos os acordes menores e maiores para violão e guitarra.
Os acordes são duas ou mais notas harmônicas tocadas ao mesmo tempo. A maioria dos acordes básicos são construídos usando três notas (tríades). Os acordes são criados a partir de sua nota tônica (a nota fundamental). O resto das notas em um acorde são determinados tendo em vista sua qualidade.
Pautada acima do pentagrama, a cifra propõe cada conjunto. A, B, C, D, E, F, G – representam as doze fundamentais. Lá, si, dó, ré, mi, fá e sol. E que podem ser alteradas em um semitom ascendente ou descendente, respectivamente sustenido e bemol.
1 – TODO ACORDE é formado por 3 notas + as possíveis alterações. Use sempre a ESCALA MAIOR (Diatônica), mesmo se for montar um acorde menor. O Iº grau será a TÔNICA ou BAIXO do Acorde. O 3º grau define se o acorde é MAIOR ou MENOR.
Mas como fazer isso? Numa progressão de 4 acordes você palheta o primeiro acorde para baixo no primeiro tempo e conta mais 3 em seguida, sem palhetar novamente. Vá fazendo isso com cada acorde da progressão até conseguir trocar todos dentro dos 4 tempos.
Existem muitas maneiras de se fazer um acorde no violão, mas é importante saber encaixar cada posição na hora certa, conforme o conjunto de acordes utilizado. Os acordes maiores são formados com as notas 1, 3 e 5 da escala de cada acorde e também são chamados de tríades.
LOCALIZANDO A NOTA SI Então aqui vai uma dica muito objetiva para você: Todo piano ou teclado possui 5 teclas pretas divididas em grupo de duas e três teclas. No grupo de três teclas a nota Si é a primeira tecla branca, depois da terceira tecla preta (Lá#).
Portanto, o acorde de Dó maior é formado pelas notas Dó, Mi e Sol. Basta que você aperte (ou deixe soar) essas notas no seu instrumento que você terá o acorde de Dó maior. Portanto, o acorde de Fá menor é formado pelas notas Fá, Lá bemol e Dó. É assim que se forma um acorde.
Sua tonalidade relativa é fá sustenido menor e sua tonalidade paralela é lá menor. requer tanto um lá bemol como um lá natural....
Sua tonalidade relativa é dó maior e sua tonalidade paralela é lá maior....
graus na escala de Dó: Dó (1º grau), Ré (2º grau), Mi (3º grau), Fá (4º grau), Sol (5º grau), Lá (6º grau), Si (7º grau)
Localização das notas no instrumento As notas indicadas são C = dó, D = ré, E = mi, F = fá , G = sol, A = lá.
Formando G4 Ele é formado por 3 notas: sol – si – ré. Observe: Esse é o acorde básico (tríade básica) de Sol maior. Agora, se quiséssemos montar o acorde de G4, precisaríamos remover a nota si (3ª) e adicionar o dó (4ª).
Sol Maior com nona (G9)...Como fazer o C9 no violão:
Para formar os acordes contendo a 9ª acrescentada é muito simples: apenas adicione o nono grau ao seu acorde. No caso, normalmente usamos o 2º grau em vez do 9º apenas para facilitar a execução. Aqui no Brasil é mais comum encontrarmos cifras com 9ª do que “add2”.
O Acorde A9
Mi Maior com Sétima (E7) - Violão.
Sí menor com sétima maior= sí - ré - fá# - lá# = Bm7M....Exemplos
A7 = Lá maior com sétima (menor); B7(13) = Si maior com sétima (menor) e décima terceira; F5 = Fá com quinta (power chord).
sol – sib – dó – mi Usando a mão esquerda no dó, a cifra para esse acorde é: C7. Mesmo invertendo a mão direita e o sol sendo a primeira nota na mão direita.
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI.
Os acordes com sétima são extremamente importantes para uma música, uma vez que exercem a função de tensão, ou seja, quando você o toca sente que precisa resolver logo, que precisa tocar outro acorde. Um exemplo seria se você tocasse o acorde de C7 e depois tocasse o acorde F.
Um acorde com sétima é uma tétrade, ou seja, um acorde com 4 notas, sendo: fundamental, terça, quinta e sétima. Mas temos também o acorde com sétima maior: C7M, menor com sétima Cm7, e assim por diante.
No teclado fica assim: Para encontrar qualquer sétima maior é só você diminuir um semitom da tônica do acorde. Por exemplo, se quiser formar o acorde de lá bemol com sétima maior (Ab7M) é só diminuir um semitom da nota lá bemol. Teremos então a nota sol.
os acordes com nona geralmente são usados nos 1° e 4° graus. é possivel usar a nona também em acordes menores(particulamente acho um som meio "sombrio" rsrs), mas em muitos casos fica bem bonito. para dar um embeleze no som produzido.
Quando queremos usar notas acidentadas fora da escala diatônica do acorde usamos na cifra os sinais de + e - para indicar que devemos aumentar ( + ) ou abaixar ( - ) meio tom na nota dissonante. Podemos colocar os sinais à frente ou atrás do número. · Atenção para um detalhe importante.