O número de leitos-dia operacionais no mês é a somatória dos leitos-dia operacionais de cada dia do mês (Sipageh, 2006; Schout e Novaes, 2007; CQH, 2009).
O índice faz parte do Painel Saúde em Números, relatório semestral elaborada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). O índice preconizado pela OMS é de 3 a 5 leitos para cada mil habitantes. Japão e Alemanha, por exemplo, tem média de 13,7 e 8,2 leitos para 1000 habitantes, respectivamente.
De fevereiro a junho de 2020, o total de leitos de UTI disponíveis no Brasil aumentou cerca de 20 mil unidades. Atualmente, o País conta 66,7 mil leitos desse tipo, ou seja, quase 45% a mais do que no início do ano.
Embora não exista uma recomendação oficial, a OMS estima globalmente uma média de 3,2 leitos por 1.
O território brasileiro abriga um total de 2.
O número contabiliza 171 leitos de enfermaria e 167 de Terapia Intensiva em hospitais estaduais, municipais e vinculados ao SUS, como Santas Casas e serviços filantrópicos.
São Paulo conta com 881 hospitais gerais e especiais, dos quais 41 são hospitais de ensino (HE) certificados.
Hospital Beneficência Portuguesa Os clientes podem contar com 1080 leitos, 223 unidades de tratamento intensivo e 52 salas de cirurgia. Com destaque nas áreas da Cardiologia, Neurologia e Oncologia, o Hospital Beneficência Portuguesa tem o maior número de leitos da América Latina.
Os melhores hospitais de São Paulo
Quais hospitais de referência em Brasília?
Hospital Santa Barbara
Procedimentos Gerenciados