6 regras fundamentais para um uso seguro da internet:
7 regras de etiqueta virtual para usar nas redes sociais
A netiqueta – a “etiqueta digital” ou “etiqueta da internet” – é constituída por um conjunto de regras sociais – formais ou informais; convencionadas ou naturais - que regulam o comportamento e a comunicação dos utilizadores da internet, promovendo a qualidade da socialização e a eficácia comunicativa.
Confira algumas dicas para usar com segurança as mídias sociais:
O acesso à internet não é fiscalizado por nenhum órgão. Os serviços oferecidos na internet em sua maioria podem ser realizados por qualquer pessoa sem nenhuma restrição. Sugere-se que toda criança e todo adulto esteja informado de como utilizar a internet, garantindo a segurança dele e de sua família.
Netiqueta (do inglês “network” e “etiquette”) é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa “rede”) e o termo “etiqueta” (conjunto de normas de conduta sociais).
* Evitar escrever em outra língua quando não solicitado. * Evitar ser arrogante ou inconveniente. * Não interromper o assunto tratado por outra pessoa. * Evitar ao máximo usar emotions de letras, palavras e coisas do gênero.
“Pode-se definir netiqueta como o conjunto de regras de comportamento de interação em ambientes virtuais. A palavra é uma aglutinação dos termos net (abreviação de internet) mais etiqueta (normas que definem o comportamento na sociedade).
Safer Net Para que serve a "Netiqueta" ? ... Não confunda Netiqueta com aquelas regras de boas maneiras para ser mais chique ou esnobe. Estas têm apenas como objetivo fazer alguém parecer mais rico ou mais importante do que as outras pessoas, e isso não é legal.
Resposta: Podemos dizer que a netiqueta (net + etiqueta) são regras básicas que guiam a boa convivência das pessoas na internet. Mas não confunda com as normas de etiqueta na vida real, considere a netiqueta como um guia para facilitar a comunicação das pessoas no ciberespaço.
A linguagem deve ser a mais adequada possível ao seu destinatário. Se for algo extremamente formal, lembre-se de usar os termos adequados à situação, como Vossa Senhoria, por exemplo. Não seja rude: coloque alguma saudação no início do seu email, como um breve cumprimento — um “Olá” não faz mal a ninguém.
O termo “netiquette” foi criado pela norte-americana Judith Kallos, uma consultora do wordpress, em 1988 (Artigo Netiqueta). ... A netiqueta não é só um padrão de etiqueta, pois também configura um conjunto de princípios éticos para os usuários da rede mundial de computadores.
Blocos de texto muito grandes são cansativos e dificultam a leitura na web, por isso utilize espaços em branco entre os parágrafos e tente ao máximo ser conciso e objetivo. Uma boa dica na hora de escrever algo muito longo é dividir os textos em blocos e, se possível, subtítulos.
Embora a netiqueta não seja formalizada, o seu uso possibilita que o espaço da internet seja menos desordenado. Essas regras colaboram para que haja um ambiente mais harmonioso entre os usuários na medida em que eles demonstram o devido respeito uns pelos outros.
Evite utilizar texto totalmente em letras maiúsculas, pois no meio virtual isso significa 'falar alto' ou 'gritar'. Para dar destaque a algum ponto específico, utilize 'negrito' ou 'asterisco', procurando usar o 'itálico' para palavras estrangeiras e o 'sublinhado' para indicar links. Evite gírias e palavrões.
Assim, vamos a algumas dicas de como fugir de enrascadas e manter-se com um bom posicionamento dentro e fora do ambiente digital.
Esse processo é muito utilizado para os estudos bem como para a efetivação das mudanças de comportamento. Sendo assim, a resposta é Modelo de Prcochasca.
Veja só: