– Tumbes – Choco – Magdalena (Panamá, Colômbia, Equador e Peru). – Florestas Valdívias (Chile Central). – Mata Atlântica (Brasil, Paraguai e Argentina). ÁFRICA (8):
Hotspots de biodiversidade Atualmente, existem cerca de 35 hotspots, entre zonas e biomas ameaçados, representando cerca de 2,4% da superfície terrestre. Estas áreas necessitam de atenção especial dos seres humanos, demandando ações rápidas e eficientes, visando a paralização dos efeitos devastadores.
Os biomas contribuem com o clima das regiões brasileiras e são fonte de vida e riquezas naturais. Com tamanha biodiversidade a alimentação humana e muitos medicamentos provém deles. Cada bioma brasileiro tem sua importância própria e suas condições, contudo deve haver inclusive equilíbrio entre eles.
· Apesar de ser um bioma pouco estudado, sabe-se que o Cerrado é uma das regiões de maior diversidade do planeta, com um grau de endemismo significativo. ... · O Cerrado é considerado o “berço das águas”, ao abrigar as nascentes de importantes bacias hidrográficas da América do Sul: Platina, Amazônica e São Francisco.
O Ministério do Meio Ambiente ainda frisa que “biodiversidade abrange toda a variedade de espécies de flora, fauna e micro-organismos; as funções ecológicas desempenhadas por estes organismos nos ecossistemas; e as comunidades, habitats e ecossistemas formados por eles”.