Corrente filosófica desenvolvida por Auguste Comte, o Positivismo defendia que apenas os conhecimentos científicos eram verdadeiros. Para a linha de pensamento, as crenças religiosas não eram válidas. O estilo tem duas linhas de pensamentos principais, sendo elas a orientação científica e a orientação psicológica.
O positivismo possibilitou um grande desenvolvimento ideológico, político e social para o Brasil, introjetando uma real importância na evolução das ideias questionativas. ... A influência da doutrina de Comte ficou marcada definitivamente na bandeira brasileira pelo lema "Ordem e Progresso".
O positivismo originou-se das obras de Auguste Comte (1798-1857). ... Por influência dos positivistas, ordem e progresso, partes do lema de Comte, foram inscritos na bandeira republicana do Brasil. Outras medidas positivistas foram tomadas pelo governo brasileiro nos primeiros anos da República.
A fórmula sagrada do positivismo, exposta por Comte em seu "Catecismo Positivista" (1852), é a seguinte: "O Amor por princípio, a Ordem por base, e o Progresso por fim". Resumidamente: Amor, Ordem e Progresso. O positivismo obteve larga influência no Brasil.
O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no início do século XIX. Ela defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro. A partir desse saber, pode-se explicar coisas práticas como das leis da física, das relações sociais e da ética.
Nossa carta de princípios reza “Ordem e Progresso”, nesta ordem, o lema positivista de Auguste Comte gravado em nossa bandeira. “Ordem é a precondição para todo progresso“. ... “Ordem e progresso são incompatíveis”, argumenta Semler.
O progresso significa o avanço natural da sociedade e das instituições como consequência da defesa da ordem. ... "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.” Os ideais e o lema de Comte contribuíram para a proclamação da república no Brasil e serviram de inspiração para a elaboração da bandeira.
A expressão Ordem e Progresso é o lema político do positivismo, forma abreviada do lema positivista formulado pelo filósofo francês Auguste Comte: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim" (em francês L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but.).
“O amor por princípio e a ordem por base. O progresso por fim”. Essa é a origem do “ordem e progresso”. A ordem seria a ideia positivista de manter tudo aquilo que é bom, que funciona, que é correto.
Ela foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular na época da criação da bandeira nacional, em 1889. Ela acreditava que a ciência era a única forma de progresso para a sociedade moderna.
Ordem e Progresso
“O progresso é o desenvolvimento da ordem”. Duas das máximas mais importantes de Augusto Comte, filósofo francês, nascido no ano de 1798, demonstram claramente algumas das idéias básicas da doutrina positivista, e sua influência na construção do Brasil Republicano.
O lema escrito na bandeira, "Ordem e Progresso", tem inspiração em uma frase de Augusto Comte, criador da filosofia positivista, que diz: "O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim". "Comte acreditava que o funcionamento da sociedade deveria promover o bem-estar.
Ordem e Progresso é a frase que está escrita na bandeira brasileira. A mensagem é o lema nacional desde sua formação e foi idealizada pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889. Na bandeira, ordem significa a defesa e manutenção de tudo que funciona de maneira positiva.
A Bandeira do Brasil é composta por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, 27 estrelas brancas e uma faixa branca com a inscrição "Ordem e Progresso" em verde.
Resposta: Para que se tenha ordem e progresso no Brasil é necessário que se tenha uma reorganização da sociedade na qual o respeito as desigualdades sociais, raciais e sexuais sejam constantes e que os políticos e a sociedade sejam honestos sempre evitando corrupções.
A frase “Ordem e Progresso” vem da corrente filosófica positivismo, bem popular na época. ... O lema foi adaptado da frase: “O Amor por princípio e a Ordem por base. O Progresso por fim”. Ela foi escrita pelo principal teórico e representante da corrente, o francês Auguste Comte.
Cada estrela que compõe a bandeira do Brasil possui um significado. ... A estrela Spica se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.
A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país. Belém ainda continua lá, mas com a criação do estado de Roraima, Boa Vista agora ostenta este título.
As estrelas na bandeira do Brasil representou estrelas do céu do Rio de Janeiro na proclamação da república. Cada estrela representa um estado. A estrela que representa o Pará foi feita separada por representar a parte que estava localizada no hemisfério norte.
A bandeira possui 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.
AS ESTRELAS E OS ESTADOS Spica, que no céu se encontra bem ao norte, representa o estado do Pará. O Distrito Federal é representado pela Sigma do Octante, a menos brilhante de todas as estrelas da nossa bandeira.
O losango amarelo Não é à toa que o losango se encontra no centro da bandeira, entre o retângulo verde e a esfera azul. Outra explicação para o losango amarelo é a de que o desenho e a cor fazem referência ao amarelo-ouro da Dinastia Habsburgo-Lorena.
No Brasil até as cores têm duplo sentido. ... O amarelo remete ao ouro e à cor da casa de Habsburgo, da imperatriz Leopoldina. O azul e o branco, emprestados da bandeira do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves, passaram a significar o céu estrelado do Rio de Janeiro na proclamação da República.
Estrela é um astro que tem luz e calor próprios e que mantêm praticamente as mesmas posições relativas na esfera celeste. ... (No mesmo sentido, quando se trata de homem diz-se astro). No sentido figurado estrela significa destino, sorte, guia, direção: vida de estrela, brilhar como uma estrela, ter uma estrela na testa.