Quais são as principais normas de biossegurança e como elas funcionam?
As ações aplicadas pelas empresas nas comunidades que ficam ao seu redor devem ser obrigatoriamente supervisionadas por um órgão competente. A biossegurança atua também em lugares que se aplicam a tecnologia moderna, como por exemplo, laboratórios de analises, hospitais, indústrias e outros.
Confira as 6 melhores formas de aplicar a biossegurança...
Seguir as normas de biossegurança implica também em conseguir uma melhor preservação do meio ambiente, por meio da descontaminação ou da eliminação dos riscos de exposição. Isso torna o local apto para o manuseio seguro e promove o descarte adequado dos materiais utilizados, evitando a poluição de rios e solos.
Biossegurança em saúde: o que é?
A Biossegurança tem como fundamento básico, assegurar a proteção da saúde humana, animal e vegetal e o meio ambiente, através de ações preventivas, a fim de controlar, reduzir ou eliminar riscos.
EPIs para biossegurança são ferramentas que previnem os riscos ocupacionais e garantam a produtividade das atividades. A utilização de luvas de látex, touca e máscara são acessórios básicos e imprescindíveis para proteção do trabalhador ou dos produtos manipulados.
As medidas de biossegurança abrangem uma gama de atitudes envolvendo os agentes biológicos, indo desde o uso adequado de EPI's ao transporte e descarte de lixo hospitalar e equipamentos, tendo sempre como objetivo evitar a contaminação de pessoas e do meio ambiente ao redor.
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) é uma instância colegiada multidisciplinar, integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia com a finalidade de prestar apoio técnico consultivo e de assessoramento ao Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança ...
O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) está associado a diminuição de riscos de contaminação em ambiente hospitalar ou ambientes infectados. Está incluído ainda como uma das estratégias de prevenção entre outros hábitos de higiene, vacinação, higiene do local de trabalho, vestuário adequado e treinamento.
Os óculos de proteção precisam ser utilizados quando há risco de excreções ou secreções respingarem no colaborador. Assim, esse EPI hospitalar protege os olhos de componentes químicos, entre outros. É importante utilizar óculos hospitalares que realmente sejam confeccionados de acordo com as normas vigentes.
Entretanto, esse dispositivo é muito mais do que um simples acessório, pois ele protege uma das áreas mais sensíveis do corpo: os olhos. Dessa forma, os óculos de segurança têm um papel fundamental em diversas atividades profissionais, já que auxiliam a prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
O trabalhador deve estar equipado, sempre que necessário, com roupas próprias para a função que exerce. Um desses itens essenciais são os óculos de segurança. Apesar de parecer um acessório, eles são utilizados para proteger os olhos de possíveis ferimentos ou complicações.
Sempre usar óculos em perfeito estado e sem partes soltas. As lentes não devem estar arranhadas, trincadas ou sujas. 3. Sempre escolher óculos de lentes com tratamento anti-risco, pois ele garante uma vida útil muito mais longa aos óculos e protegem o usuário de utilizar lentes arranhadas que podem afetar sua visão.