As células vegetais formam os tecidos das plantas. São semelhantes as células animais, uma vez que possuem muitas organelas em comum, mais diferem delas por possuírem parede celular, cloroplastos e vacúolos, adequadas ao modo de vidas das plantas.
Os lisossomos são organelas citoplasmáticas membranosas presentes em praticamente todas as células eucariontes. Em seu interior existem enzimas que realizam normalmente a digestão intracelular, porém extracelular em casos excepcionais.
Função dos ribossomos Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas.
Explicação: Os peroxissomos são organelas membranosas presentes no citoplasma das células vegetais e animais, formando vesículas arredondadas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada.
Ribossomos livres produzem proteínas que, em sua maioria, funcionarão no próprio citoplasma. Os ligados, no entanto, produzem proteínas que atuarão dentro de organelas ou que serão excretadas para fora da célula.
O complexo do poro tem como função regular a passagem de moléculas de proteínas e RNA entre núcleo e citoplasma. Assim, o número de poros é proporcional à necessidade de passagem de moléculas, ao tipo celular e seu estado metabólico.
As exportinas transportam macromoléculas (ex. RNA) do núcleo para o citoplasma, enquanto as importinas transportam cargas (ex. subunidades proteicas de ribossomos) do citoplasma para o núcleo. ... As importinas são classificadas como carioferinas.
O envelope nuclear, também chamado de carioteca, é constituído por duas membranas e separa o citoplasma do conteúdo do núcleo. Ele possui poros que permitem a troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
A carioteca é a mesma coisa que membrana nuclear(que envolve o núcleo da célula). Ela é composta por duas membranas lipoproteicas e sua superfície mais externa é composta por pequenos poros que vão ter a função de administrar as trocas de macromoléculas do que tá dentro(do núcleo) pra fora(o citoplasma).
O envoltório nuclear, também conhecido como carioteca, cariomembrana ou membrana nuclear (este termo não é muito apropriado, pois é formado na verdade por duas membranas), é uma estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas, responsável por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o DNA) do citosol ...