Nome das Cordas e Afinação do Violão – Videoaula 1
Como afinar o violão: aprenda as notas e os nomes das cordas
O “mistério” das afinações alteradas
Com ele, a corda mais grossa (a sexta) estará afinada quando o display indicar E2 e a mais fina (a primeira), quando indicar E4. Dessa forma, se ao afinar a corda mais grossa, o display indicar que você passou de E2, indicando, por exemplo, G2, você saberá que esticou demais a corda, devendo afrouxá-la.
A afinação padrão das cordas vai ser essa: E (Mi) 6° A (Lá) 5°...
Existem sete notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.
App grátis serve como afinador digital para ajuste de violões pelo smartphone. O aplicativo grátis GuitarTuna é uma ferramenta que traz um afinador digital apto para auxiliar o processo de afinar um violão.
Afinador TC Eletronic Polytune Clip é o melhor afinador de violão avançado. O TC Eletronic Polytune Clip aparece sempre entre os melhores modelos de afinador de violão, com altíssima precisão e velocidades de ajuste polifônico e monofônico.
Afinador cromático exato é um instrumento afinador cromático (detector de altura) que permite rápida e precisa afinar seu instrumento usando o microfone embutido no seu dispositivo Android. Características agradável e limpo interface que permite que você encontre rapidamente o seu arremesso.
Os modelos mais completos de afinadores digitais para instrumentos de cordas usam como base a escala padrão de afinação do violão, que é Mi, Lá, Ré, Sol, Si, Mi. Já os modelos cromáticos digitais podem afinar toda a escala, chamada de escala cromática, por isso o nome.
E é comum dizer ao aprendiz que para afinar um piano é necessário chamar um profissional, um técnico chamado afinador de piano. No entanto, realizar esta tarefa por si só está ao alcance de todos, mas será complicado para os pianistas novatos que não possuem treinamento musical anterior.
Afinador online; veja apps, sites e dicas para instrumentos...
O diapasão permite determinar a característica de um som relacionada com a frequência de vibração das ondas sonoras. Os sons agudos têm frequências mais altas do que os sons graves. Quando um violinista afina seu instrumento, ajusta cada corda de maneira que vibrem um certo número de vezes por segundo.
Na música, embora muitas vezes confundido com calibragem, a afinação corresponde ao processo de produzir um som equivalente a outro (embora provavelmente de timbre diferente), por comparação. É, assim, classificado qualitativamente como bom ou mau (boa afinação/má afinação).
– Primeiro passo: bater no diapasão e fazer com que os seus dois braços vibrem e produzam uma nota que será a mesma utilizada para afinar o instrumento musical. Ambos os lados da forquilha geram uma espécie de zumbido. A maior parte dos diapasões, ao vibrarem, produzem a nota Lá na frequência de 440Hz.
O diapasão é um é instrumento sonoro fabricado para vibrar em uma única freqüência, que serve para afinar um instrumento musical. Abaixo o espectro sonoro de um diapasão que vibra 440 vezes por segundo (Nota Lá). E o espectro de um outro diapasão que vibra 294 vezes por segundo (Nota Ré).
Existem três tipos de diapasão:
Afinar uma guitarra, por exemplo, é basicamente, ajustar as 6 cordas do seu instrumento. O ajuste padrão de violão começa da corda mais fina, e mais estridente, para a corda mais grossa, e mais grave. Lembre-se a ordem é: E (corda mais fina) – B – G – D – A – E (corda mais grossa).
Dá, é só você baixar um tom. Coloca o dedo na mizona na terceira casa e se bater com a lá daí é só afinar normalmente. A sexta corda afinada em Ré bate com o Lá (quinta corda solta) na sétima casa, e não na terceira!