A medula espinhal é constituída por uma substância branca (formada principalmente por feixes de fibras dos axônios) e uma substância cinzenta (formada principalmente por corpos celulares de neurônios), além de um canal central por onde circula o líquido cefalorraquidiano.
A medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, que se inicia logo abaixo do bulbo, no forame magno, atravessando o canal das vértebras, estendendo-se até a primeira ou segunda vértebra lombar, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento.
Quando nos referimos a medula espinhal que fica dentro da coluna vertebral percebe-se que os limites para superior e inferior está localizado no bulbo logo depois do forame magno e depois da segunda vertera lombar que é a L2.
Assim como a coluna vertebral, a medula espinal é dividida em segmentos: cervical, torácico, lombar, sacral e coccígeo. Cada segmento da medula espinal emite vários pares de nervos espinhais, que saem do canal vertebral através do forame intervertebral.
O centro da medula tem forma de borboleta e constitui a substância cinzenta. As zonas anteriores (também denominadas cornos) contêm os corpos celulares das células nervosas (neurônios) motoras, que transmitem informações do cérebro ou da medula espinhal para os músculos, estimulando o movimento.
Resposta. Bom, primeiramente , a medula espinhal apresenta uma raiz nervosa chamada de cauda eqüina. Alguns dos impulsos nervosos que são transmitidos atraves dela são reflexos, como sensação de calor e frio, dor, cócegas, prazer tátil, etc.
Cada nervo é composto de dois conjuntos de fibras nervosas, chamadas raízes dos nervos, as quais se ligam à parte dorsal (raiz dorsal) e à parte ventral (raiz ventral) da medula. A raiz dorsal contem somente fibras nervosas sensitivas, enquanto que a raiz ventral contem somente fibras nervosas motoras.
As intumescências correspondem à origem dos grandes nervos, ou seja, corpos de neurônios (somas) situados na substância cinzenta da medula, que suprem os membros superiores (intumescência cervical) e os membros inferiores (intumescência lombossacral) respectivamente.
Forma e Estrutura da Medula A medula apresenta forma aproximada de um cilindro, achatada no sentido antero-posterior. Seu calibre não é uniforme, pois ela apresenta duas dilatações denominadas de intumescência cervical e intumescência lombar.
Todos os 31 pares de nervos pertencem as quatro regiões da medula espinhal, que são:
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.
Nervos Sensitivos: são os nervos que têm o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC; Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor; Nervos Mistos: tem simultaneamente os papeis dos nervos sensitivos e dos nervos motores.
O termo nervo espinhal ou nervo raquidiano se refere ao nervo espinhal misto, que é formado pelas raízes dorsal e ventral que saem da medula espinhal. O nervo espinhal é a porção que passa para fora das vértebras através do forame intervertebral.
Significado de Nervo substantivo masculino Cada um dos órgãos, em forma de um cordão ou filamento esbranquiçado, que ligam o sistema nervoso com as outras partes do corpo e servem de condutores da sensibilidade e do movimento. (Distinguem-se os nervos sensitivos e os nervos motores.).
Os nervos do corpo humano são estruturas formadas por fibras nervosas e tecido conjuntivo. Eles são responsáveis pelas transmissões dos impulsos nervosos (impulsos elétricos), conhecidos como “potencial de ação”. Os nervos estão distribuídos em todo o corpo humano, e se iniciam no encéfalo e na medula espinhal.
Para ocorrer uma contração muscular, os músculos recebem estímulos nervosos, por meio dos nervos conhecidos como nervos motores. Os nervos contêm muitas fibras nervosas, os neurônios (células nervosas).
Resposta. O sistema muscular está associado ao sistema esquelético , ele contribui para a locomoção e sustentação do corpo onde o sistema nervoso vai transmitir impulsos aos musculos, mediante a liberação de neurotransmissores, ex.: adrenalina e o sistema nervoso também controla o funcionamento do organismo.
O sistema endócrino é formado por várias glândulas. ... Elas secretam os hormônios, que são transportados pelo sangue para todo o corpo, sob o comando do sistema nervoso, e atuam em células específicas.
Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco, sua caracterização histológica é baseada na presença de estriações no citoplasma da célula, quantidade de núcleos e localização do núcleo dentro da célula.
O sistema musculoesquelético dá forma, estabilidade e movimento ao corpo humano. Ele é constituído pelos ossos (que formam o esqueleto), músculos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagem e outros tecidos conjuntivos do corpo.
O Sistema Muscular é o conjunto de músculos que nos permite movimentação do esqueleto, produção de calor, postura e sustentação do corpo. Existem dois tipos de tecidos musculares - liso e estriado, sendo o estriado dividido em estriado cardíaco e estriado esquelético.