EQST

O Que A Competncia Material Da Justiça Do Trabalho?

O que é a competência material da Justiça do Trabalho?

O que dita a competência material da Justiça do Trabalho é a qualidade jurídica ostentada pelos sujeitos do conflito intersubjetivo de interesses: empregado e empregador. ... 8°, parágrafo único, da CLT, pelo qual a Justiça do Trabalho pode socorrer-se do “direito comum” como “fonte subsidiária do Direito do Trabalho”.

O que é competência remanescente?

- Competência legislativa remanescente: São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição Federal (art. 25, §1º da CF). Cabe aos Estados todas as competências que não forem da União e dos Municípios.

O que é competência comum?

A competência comum, como a denomina a Constituição no art. 23, é aquela na qual se atribui a todos os entes federa- tivos a execução de uma relação de atividades ou serviços, e, por essa razão, o dispositivo cuida da competência material, ou administrativa.

O que é a competência concorrente?

Uma das formas de repartição vertical de competências é a que se denomina competência concorrente, que divide capacidades políticas legislativas entre os entes federados, sob determinados critérios, permitindo, assim, que todos esses entes possam exercer a possibilidade de legislar sobre os mesmos temas nos âmbitos dos ...

O que é jurisdição concorrente?

Direito Processual Civil: Competência Internacional. 16 . Jurisdição Concorrentes ou Cumulativa: são as quais a norma não exclui a apreciação pela jurisdição estrangeira, trata de casos de competência concorrente, onde a justiça brasileira é tida como competente...

O que é competência internacional?

A competência internacional diz respeito ao exercício do poder jurisdicional de um Estado em relação a um conflito que tenha, de qualquer modo, como parte, um elemento estrangeiro. Isso origina a discussão acerca de quem teria competência para apreciar essa lide e qual norma julgaria o conflito.

Qual a diferença entre competência internacional concorrente é exclusiva?

Para melhor análise da competência internacional, devem ser analisadas as causas concorrentes, nas quais a norma não exclui a apreciação pela jurisdição estrangeira, e exclusivas, em que somente a justiça brasileira pode cuidar da questão.

Quais são as hipóteses de Jurisdiçao brasileira exclusiva?

Divórcio, separação judicial ou dissolução de união estável – A partilha de bens situados no território nacional é de competência exclusiva da Justiça brasileira, nos processos de divórcio, separação judicial e de dissolução de união estável.

Quando o réu for estrangeiro não será competente a autoridade judiciária brasileira?

25. Não compete à autoridade judiciária brasileira o processamento e o julgamento da ação quando houver cláusula de eleição de foro exclusivo estrangeiro em contrato internacional, argüida pelo réu na contestação.

Como se dá a competência perante o direito internacional privado?

Nada importa que o contrato tenha sido ajustado, em outro país, por pessoas estrangeiras; ainda que lá assumida, a fiança dada em garantia do respectivo cumprimento por brasileiros aqui residentes, com bens situados no território nacional, pode ser executada perante o Judiciário brasileiro.

Não será homologada a decisão estrangeira na hipótese de competência exclusiva da autoridade judiciária brasileira?

(1) O CPC traz no art. 23 as hipóteses de competência exclusiva do Brasil, que não serão objeto de homologação, bem como para a concessão de exequatur à carta rogatória. Nestes casos, não será homologada decisão estrangeira proferida nos casos de competência internacional exclusiva da autoridade judiciária brasileira.

Não é competente a autoridade judiciária brasileira para proceder inventário e partilhas de bens situados no Brasil quando o autor da herança seja estrangeiro e tenha residido fora do território brasileiro?

89. Compete à autoridade judiciária brasileira, com exclusão de qualquer outra: ... II — proceder a inventário e partilha de bens, situados no Brasil, ainda que o autor da herança seja estrangeiro e tenha residido fora do território nacional.

Pode o juiz brasileiro extinguir de ofício uma ação proposta na Justiça brasileira que contenha cláusula de eleição de foro estrangeiro?

Na prática, se um Juiz brasileiro declarar-se incompetente em face à existência de cláusula de eleição de foro estrangeiro arguida pelo réu, o processo será extinto sem julgamento do mérito, devendo a parte interessada ajuizar a demanda no foro estrangeiro previsto em contrato.

Quando o pedido de homologação de decisão estrangeira é cabível?

É um processo que visa a conferir eficácia a um ato judicial estrangeiro. Qualquer provimento, inclusive não judicial, proveniente de uma autoridade estrangeira, só terá eficácia no Brasil após sua homologação pelo Superior Tribunal de Justiça (art. 216-B do Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça).

O que é homologação de decisão estrangeira?

Homologação de sentença estrangeira A homologação é um processo necessário para que a sentença proferida no exterior – ou qualquer ato não judicial que, pela lei brasileira, tenha natureza de sentença – possa produzir efeitos no Brasil.

Quais são os requisitos para homologação de sentença estrangeira?

8- Quais são os requisitos indispensáveis para a homologação de sentença estrangeira no Brasil?

  • Haver sido proferida por autoridade competente no país de origem;
  • Terem sido citadas as partes ou haver-se legalmente verificado a revelia;
  • Ter transitado em julgado; e.