A biosseguridade em granjas de suínos consiste em medidas para evitar a entrada e propagação de doenças no rebanho. As principais medidas são o isolamento da granja, em distância segura, de possíveis focos de vetores, além de cercamento da propriedade.
A Portaria Ministerial nº 193 de 19 de setembro de 1994, consolidou e estruturou o PROGRAMA NACIONAL DE SANIDADE AVÍCOLA (PNSA), do MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E DO ABASTECIMENTO, considerando a importância da produção avícola nacional no contexto nacional e internacional, e a necessidade de normatização das ...
O vazio sanitário (vazio das instalações) é uma medida de caráter simples e visa deixar o aviário vazio por um período determinado, depois da retirada das aves para o abate e antes de alojar pintainhos novamente, seja após limpeza e desinfecção, ou quando realizado o reaproveitamento da cama.
- Ocular é indicada para o uso de vacinas vivas ave a ave; - Membrana da asa é indicada para a vacinação contra a Doença de Bouba Aviária; - Intramuscular é a via indicada para as vacinas inativadas. É realizada com equipamento de vacinação.
As vacinas para aves mais importantes
A aplicação da vacina viva contra a Doença de Newcastle - NEW-VACIN pode ser feita por INSTILAÇÃO nasal ou ocular, com o auxílio de um conta gotas ou por via ORAL, na água de bebida. Pintos de 7 a 10 dias de idade, uma gota (0,03 ml) numa narina ou no olho. Duas gotas, uma em cada narina ou olho.
Pela via nasal / ocular, para qualquer idade, instilar uma gota (0,03ml) numa narina ou no olho. Diluição da Vacina: Instilação nasal ou ocular: A diluição da Vacina New-Vacin La Sota Biovet, deve ser feita com o Diluente Estéril. Utilizar somente o diluente fornecido pelo proprietário desta vacina.
DOSAGEM EM FUNÇÃO DA ESPÉCIE, VIA(S) E MODO DE ADMINISTRAÇÃO: Administrar 1 dose por ave, independentemente da idade. Esta vacina pode ser administrada por via oculo-nasal, por via oral ou por nebulização. Nebulização: Validar o aparelho a utilizar para comprovar a quantidade de água necessária.
Nas galinhas caipiras, o programa vacinal deve visar, prioritariamente, o controle das principais doenças virais, como: newcastle, marek, gumboro, bronquite infecciosa e bouba aviária.
Não existe tratamento prático e economicamente viável contra o botulismo. Recomenda-se dar um destino adequado às aves mortas que podem ser fonts de toxinas ou de crescimento de C. Botulinum. A prevenção é baseada fundamentalmente no controle no acesso da ave a fontes de toxinas.
Botulismo: causas É uma toxi-infecção alimentar, ou seja, o animal é infectado quando ingere alimento ou água contaminada com a bactéria Clostridium botulinum, presente no ambiente em locais que apresentam condições propícias para sua manutenção no estado dormente.