Verminoses causadas por Platelmintos
Abaixo mostramos algumas das verminoses mais comuns:
Durante sua fase aguda o portador do verme apresenta manifestações clínicas como coceiras e dermatites, febre, inapetência, tosse, diarreia, enjoos, vômitos e emagrecimento.
Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente. São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies.
Os platelmintos são chamados de vermes achatados, ou planos, e são agrupados dentro do filo dos Platyhelminthes, no Reino Animal. ... São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose.
nematelmintos
Resposta. os vermes cilindricos são animais pertencentes ao filo Nematoda e tem o corpo cilindrico e alongado, não-segmentado e afilado nas extremidades. Um exemplo pode ser o Wuchereria bancrofti que causa a doença Filariose.
adjetivo Da forma de um cilindro: rolo cilíndrico. Relativo a cilindro. Superfície cilíndrica, superfície gerada por uma reta (geratriz) que se desloca paralelamente a uma direção fixa apoiando-se numa curva plana fixa (diretriz) cujo plano corta a direção dada.
Nesse sentido, os platelmintos correspondem a vermes achatados que possuem corpo em forma de fita. Já, por sua vez os nematelmintos correspondem a vermes de corpos homogeneamente cilíndricos e afilado em suas extremidades.
Verificado por especialistas A principal diferença entre platelmintos e nematelmintos decorre da presença de pseudo-celoma nesses últimos . Devido a isso temos que os platelmintos são vermes achatados e os nematelmintos são cilíndricos .
Classificação dos Platelmintos
A maneira mais fácil é olhando a forma corpórea. Os platelmintos são vermes longos e achatados, enquanto nematelmintos possuem forma cilíndrica e não são segmentados.
Os principais representantes desse grupo são as planárias (Classe Tubelaria), e as tênias solium e saginata (Classe Cestoda) e vermes trematódeos (Classe Trematoda).
Resposta: As classes sociais, para além da classificação marxista, também são classificadas em classe alta, classe baixa e classe média. Explicação: Atualmente, observa-se no país uma estrutura social típica de qualquer nação capitalista contemporânea, com três classes distintas.
Filo Nematoda consiste dos nematóides, ou lombrigas. Entre os menos complexos desses animais estão os Aschelminthes, um filo que contem uma variedade de formas , das quais as mais numerosas é dos nematodos , ou vermes cilíndricos . ...
Significado de Trematódeo substantivo masculino Espécime dos tremátodeos, da classe de vermes parasitas, platelmintes, caracterizam-se pelo corpo achatado, pela presença de ventosas ou sugadores ao redor da boca; refere-se à classe de vermes transmissores da doença esquistossomose. ... Do latim Trematoda.
As características principais dos trematódeos são: - São animais parasitas de seres humanos e outros animais. - Tem duas ventosas (uma ao redor da boca e outra no ventre), usadas para fixar seu corpo no hospedeiro.
Qual das espécies a seguir se refere a um trematoda? Taenia saginata.
Resposta. Resposta: Caramujos. Explicação: No Caramujo, as larvas desenvolvem-se até o estágio de cercária, que é eliminada pelos moluscos na água.
Compreenda o que é a esquistossomose, bem como sua transmissão e sintomas. A esquistossomose é uma doença causada por um platelminto delgado, de coloração branca e sexos separados. A fêmea é encontrada dentro do corpo do macho no momento da cópula em uma região denominada de canal ginecóforo.
A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.
No Brasil, o agente causador da esquistossomose é o Schistoma mansoni. O S. mansoni nasce do ovo, do qual sai larva chamada miracídio, que penetra num caramujo hospedeiro. Do caramujo saem milhares de cercárias que penetram no homem e se transformam em vermes adultos.
Resposta. Os ovos lançados na água junto com as fezes de algum doente, eclodem e originam a larva chamada MIRACÍDIO, que assim que sai do ovo, busca e penetra o caramujo, onde, durante 20 ou 30 dias, multiplica-se e transforma-se em outra larva, conhecida como CERCÁRIA.
A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces.
A produção de ovos, cerca de 150 a 300 ovos por dia 5, tem início 4 a 6 semanas após a infecção e continua por toda a vida do verme, que pode ser até mais de 15 anos no hospedeiro definitivo 6.
O destino das larvas do Schistosoma mansoni,o causador da esquistossomose são os vasos sanguíneos dos mamíferos já que eles são heteroxênicos e os parasitam,tornando-se hospedeiros definitivos.
A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria.
Dentro do caramujo, os miracídios progridem através de 2 gerações de esporocistos para se tornarem cercárias. As cercárias nadadoras livres são liberadas do caramujo e penetram na pele do hospedeiro humano. Durante a penetração, as cercárias perdem sua cauda bifurcada, tornando-se esquistossômulos.
Ciclo monoxênico: Quando o parasita possui um único hospedeiro; Ciclo heteroxênico: Quando o parasita possui mais de um hospedeiro. Neste caso, classifica-se os hospedeiros em intermediários e definitivos.
Por ciclo biológico entendemos todas as relações que mantêm o parasito e seu ciclo parasitário. Ou seja, o ciclo biológico inclui os hospedeiros por onde o parasito circula, assim como os meios de disseminação ou propagação do parasito entre seus hospedeiros.