Classificação dos Peixes Existem duas classes de peixes: a classe dos condrictes (do grego khondros: 'cartilagem'; e ichthyes: 'peixe'), ou peixes cartilaginosos, e a classe dos osteíctes (do grego osteon: 'osso'), ou peixes ósseos. ... Existem várias diferenças entre os peixes cartilaginosos e os ósseos.
Grande parte das espécies de peixes possui reprodução ovulípara (as fêmeas não protegem os ovos) e fecundação externa. ... As fêmeas costumam depositar os óvulos em locais de águas calmas ou, até mesmo, constroem ninhos.
Muitos peixes ósseos apresentam a bexiga natatória. Esta estrutura funciona como uma boia interna que reduz a densidade total do corpo. ... O peixe regula o volume de sua bexiga natatória por meio de secreção de gás da bexiga quando afunda na coluna, ou retirando gás quando se move para cima na coluna.
a) Quando a bexiga natatória se enche de ar, o peixe fica menos denso do que a água e sobe à superfície.
As nadadeiras ímpares (dorsal e anal) geralmente servem para dar estabilidade, controlando o movimento horizontal e vertical, enquanto que a caudal, na maioria dos casos, serve para propulsão. Já as nadadeiras pares (peitorais e pélvicas) em geral controlam o equilíbrio e manobra.
A resposta correta é “barbatanas”. As barbatanas, é sinônimo de nadadeiras, e constituem os órgãos externos que muitos animais aquáticos, como os peixes, utilizam para locomoção.
Resposta. Ajudá-lo a se locomover, a nadar na água.
As escamas apresentam uma importante função de proteção para os peixes que têm essa estrutura. Para os outros animais, que não apresentam essa espécie de “exoesqueleto”, há uma maior facilidade de contaminação com poluentes e com metais pesados.