O que é filosofia? Uma forma de responder essa questão é através de uma visão geral das suas principais áreas de estudo – metafísica, epistemologia, ética, estética, filosofia política, lógica – e dos vários problemas abordados em cada uma delas.
A ética é sem dúvida a área mais “prática” da filosofia. Dada a presença dessas questões em uma série de circunstâncias em nossa sociedade, a ética filosófica está presente em espaços profissionais como conselho de bioética de instituições relacionadas à saúde ou até mesmo em empresas de tecnologia que trabalham na criação de carros autônomos, por exemplo.
A definição dessa disciplina não é muito fechada, tanto que nos escritos do próprio Aristóteles ela aparece de formas diferentes. Mas basicamente, estuda as leis gerais do universo.
A palavra “estética” tem sua origem no termo grego “aisthēsis”, que significa “sensação” ou “percepção sensorial”. O filósofo alemão Alexander Baumgarten usou o termo “estética” no século XVIII para se referir à teoria da sensibilidade e do gosto, buscando compreender como os seres humanos criam, apreciam e julgam as obras de arte e os objetos estéticos em geral.
Seu nome origina do grego Pólis, que quer dizer cidade. Afinal, a Filosofia Política ocidental, que conhecemos hoje, surgiu na organização social das cidades gregas. Mas ela também evoluiu muito desde então, com filósofos como Nicolau Maquiavel e Jean-Jacques Rousseau.
Existem outros problemas e perguntas filosóficas. O problema do mal, do dualismo (a divisão mente-corpo), da morte, da linguagem ou do tempo, são questões tratadas por várias disciplinas filosóficas simultaneamente, e muitas das perguntas que cada problema levanta são tão antigas quanto a própria filosofia.
A teoria do conhecimento ou gnosiologia, do gnosis (conhecimento), tenta compreender as circunstâncias que cercam a existência e o funcionamento do conhecimento humano, observando uma série de aspectos a ele relacionados:
A filosofia, como é estudada hoje nas faculdades, está dividida em diversos eixos. Isso acontece justamente pela influência que ela exerceu nos mais diferentes campos do conhecimento, moldando muitos e contribuindo para a evolução e o aprimoramento de tantos outros.
Mas apesar disso, essa também é uma categoria muito rica e abrangente, que pode acrescentar muito para a sociedade. Então, se você está pensando em seguir por essa formação, continue lendo. A seguir, vamos mostrar algumas das áreas da Filosofia na qual você pode se especializar!
Não é fácil dizer por que a filosofia é útil, assim como não é fácil dizer para que serve a Arte. Ainda assim, serve como exemplo para nós, pois compartilha com a filosofia o fato de que não só é importante, mas necessária para a sobrevivência e o desenvolvimento da humanidade. Afinal, a forma como pensamos sobre nós mesmos é muitas vezes a forma como vivemos. Qual disciplina pode ser mais útil, então, do que aquela que, em sua essência, nos ajuda a entender como viver?
A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área. Os filósofos são estudiosos e pensadores.
Há ainda uma segunda característica fundamental do pensamento filosófico: seu caráter sistemático. Isso quer dizer que um filósofo, quando pensa, o faz de maneira que seu pensamento forma um todo integrado. Assim, se ele pensar sobre metafísica, política e moral, suas concepções sobre cada um desses temas estarão relacionados. Ao iniciar o estudo da filosofia é importante levar isso em consideração.
Entretanto, a filosofia é uma ciência formal tão estudada e aplicável como qualquer outra. Ela serve para compreender os fenômenos da vida social, política e econômica dos povos. Muitas vezes a ciência não consegue ter uma resposta clara, e justamente aí a filosofia aparece como um discurso que ajuda a fazer perguntas e a pensar em possíveis respostas.
Esse foi um rápido panorama das principais áreas e algumas questões fundamentais da filosofia. Se essas questões convidam você a pensar de alguma forma, irá encontrar companhia na filosofia. Muito foi pensado sobre tudo isso e ainda há muito o que se pensar. Se desejar ir mais a fundo nessa viagem, pode continuar aqui pelo Filosofia na Escola mesmo. Se voltar para a página inicial do site, irá encontrar centenas de artigos organizados por temas e problemas filosóficos.
Os objetos da Filosofia são vários: "a vida moral" (Ética), "o conhecimento" (Epistemologia), "a arte" (Estética), "a essência" (Ontologia ou Metafísica), "a linguagem" (Filosofia Analítica).
Bacharel em Filosofia Pesquisador na área acadêmica e não acadêmica; Professor do ensino superior; Pode atuar em empresas púbilcas e privadas, ONGs, organizações governamentais, como curador de museus, etc. Colunista em veículos de comunicação, como jornais e revistas.
Filosofia: Palavra grega composta de philo e sophia. Philo quer dizer “amizade, amor fraterno”, sophia quer dizer “sabedoria”. Filosofia, portanto, significa “amizade pela sabedoria”.
O principal objetivo da filosofia é de se apropriar de toda a reflexão é o conhecimento da verdade.