As atividades ocasionais, surgem a partir de um contexto interessante trazido pelos estudantes e/ou pelo professor, que não faz parte da sequência de atividades estudadas no momento.
O que é: São atividades destinadas à sistematização de conhecimentos das crianças ao fixarem conteúdos que estão sendo trabalhados. Em relação à alfabetização, são os conteúdos relativos à base alfabética da língua ou ainda às convenções da escrita ou aos conhecimentos textuais.
Atividades Independentes São situações ocasionais em que algum conteúdo significativo é trabalhado sem que tenha relação direta com o que está sendo desenvolvido nas outras atividades ou projetos, ou situações de sistematização de algum conhecimento estudado em outras atividades ou projetos.
MODALIDADES ORGANIZATIVAS:UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR Seguramente, esse modo representa um ganho significativo na aprendizagem. Em meio às modalidades organizativas do trabalho pedagógico sugeridas por Nery (2007), tem-se: sequência didática, atividade permanente, atividades de sistematização e ensino por projetos.
7 passos para um roteiro de qualidade