São eles: o tronco braquiocefálico arterial (que origina a carótida comum e subclávia direitas), a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda. Depois a aorta desce originando, na região torácica e abdominal, outros ramos que fazem a irrigação dos órgãos aí localizados.
Do tronco braquiocefálico, emergem as artérias carótidas comuns direita e esquerda, com formação ou não de um tronco bicarotídeo, e a artéria subclávia direita (GETTY, 1981; EVANS, 1993; EVANS & de LAHUNTA, 2001), padrão esse normalmente observado quando da dissecção do arco aórtico nas salas de estudo anatômico.
O tronco braquiocefálico é considerado como “um grande vaso” dirigido craniodorsalmente, que tem origem no arco aórtico. Estende-se até sua bifurcação na artéria subclávia direita e no tronco bicarotídeo, ou, quando este está ausente, a artéria carótida comum direita.
Predefinição:Info/Arterio O tronco braquiocefálico ou artéria braquiocefálica ou ainda "artéria inominada" é o primeiro ramo do arco da aorta. ... Tem origem no mediastino superior, zona onde a crossa da aorta se trifurca, e termina atrás da articulação esternoclavicular direita.
O arco aórtico apresenta três ramificações: a primeira e maior delas é a artéria tronco braquiocefálico, a qual se divide formando a artéria subclávia direita, que irriga o membro superior direito, e a artéria carótida comum direita, que irriga estruturas na cabeça; a segunda é a artéria carótida comum esquerda, que ...
Os ramos terminais da artéria aorta abdominal foram as artérias ilíacas comuns com seus ramos, as artérias ilíacas interna e externa. Palavras-chave: artérias abdominais, vascularização, roedor, nutria, Myocastor coypus.
Os ramos colaterais viscerais diretos da aorta abdominal foram: artéria celíaca, artéria mesentérica cranial, artérias renais e artéria mesentérica caudal. Os ramos viscerais indiretos foram: artérias adrenais e artéria umbilical.
Ela recebe sangue rico em oxigênio do coração e, por meio de suas ramificações em artérias menores, distribui este sangue para o corpo. A aorta abdominal é a parte da aorta que passa pela cavidade abdominal.