No primeiro trimestre da gestação, pode haver um pequeno sangramento ou escapes de sangue logo no início da gravidez, quando ocorre a implantação do saco gestacional no útero — o que pode provocar descamação da parede uterina ou rompimento de alguns vasos.
Você pode fazer um teste imediatamente, se ainda não o fez antes, principalmente porque o sangramento de implantação geralmente acontece na mesma época da menstruação! Alguns testes de gravidez são sensíveis o suficiente para detectar o hormônio hCG na urina 4 dias antes do atraso menstrual.
As características do sangramento de nidação são semelhantes ao da menstruação, mas não possuem o odor característico do fluxo menstrual. Sua coloração pode variar entre o marrom (borra de café) e tons claros de rosa. Diferente da menstruação, não ocorrem de forma contínua ou em grande quantidade.
Este sangramento pode ser identificado como nidação por meio de algumas características específicas, tais como:
O sangramento durante a gravidez podem ter diferentes causas dependendo do tempo de gestação. O sangramento logo no início da gravidez é comum nos primeiros 15 dias após a concepção e, neste caso, o sangramento é rosado, dura cerca de 2 dias e provoca cólicas iguais às da menstruação.
O sangramento de implantação geralmente começa como marrom ou rosa e permanece extremamente leve. O pouco de sangue que é expulso durante esse curto período de tempo, costuma ter a cor marrom. Ele sai em formato de manchas, diferente do fluxo menstrual.
A gravidez anembrionária acontece quando o óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não desenvolve um embrião, gerando um saco gestacional vazio. É considerada uma das principais causas de aborto espontâneo durante o primeiro trimestre, porém não é comum de acontecer.
Tipos de contracepção de emergência DIU – Dispositivo Intra-Uterino com cobre – neste caso, a sua colocação tem de ser feita por um técnico de saúde especializado até 5 dias após a relação sexual.
“O uso de anticoncepcionais auxilia na prevenção de uma possível gravidez indesejada, ajuda a manter o ciclo menstrual regulado e proporciona alguns benefícios à saúde da mulher, por isso esse aumento durante os anos”, revela Renato de Oliveira, ginecologista e infertileuta.
A forma mais segura de evitar a gravidez é utilizando algum método contraceptivo, como os que citamos a seguir:
Construção de um projeto de vida mais sólido, suporte para as garotas de famílias pouco estruturadas, empoderamento das meninas mais pobres, permanência na escola, acesso aos métodos contraceptivos e centros de saúde com atendimento diferenciado são algumas das possibilidades apontadas por especialistas.