Existem três tipos principais de queimaduras: de primeiro, segundo e terceiro grau. A classificação é baseada na gravidade dos danos à pele, sendo o primeiro grau o mais leve e o terceiro o mais grave....Seus principais sintomas incluem:
Os tipos de queimaduras são térmicas, químicas, elétricas ou radioativas – até mesmo causadas por animais (água-viva, por exemplo) e plantas.
Como identificar o grau de uma queimadura?
Queimaduras de 2º grau:
Como reconhecer a queimadura de 2º grau
Queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais.
Curativo para queimadura de 2º grau
3º grau: atinge todas as camadas da pele, músculos e ossos. Ocorre necrose da pele (morte do tecido), que se apresenta com cor esbranquiçada ou escura. A dor é ausente, devido à profundidade da queimadura, que lesa todas as terminações nervosas responsáveis pela condução da sensação de dor.
Este tipo de queimadura inclui todos os sintomas de uma queimadura do terceiro grau e também se estende além da pele para tendões e ossos. Queimaduras tem uma variedade de causas, incluindo: Escaldante de líquidos quentes e ebulição. Queimaduras químicas.
O que fazer na queimadura de 3º grau
Quarto grau: envolvem pele, músculo e osso. Elas freqüentemente ocorrem com queimadu- ras elétricas e podem ser mais graves do que aparentam. Podem causar complicações gra- ves e devem ser tratadas por um médico ime- diatamente.
Na queimadura de 1° grau, a pele costuma ficar avermelhada e pode descamar, mas não forma bolhas. Esse é um tipo de queimadura doloroso, mas que não costuma causar nenhum sintoma mais grave porque só atinge a camada superficial da pele.
· Qualquer queimadura circunferencial profunda pode causar complicações graves, especialmente no pescoço (obstrução de vias aéreas), tórax (restrição a ventilação pulmonar) e extremidades (obstrução a circulação).
A queimadura elétrica é uma lesao ocasionada por uma corrente elétrica que passa pelos tecidos. Esta é parte dos adventos da sociedade moderna, causando lesoes graves que afetam a qualidade de vida de vários pacientes.
Uma lesão provocada por corrente elétrica ocorre quando uma corrente atravessa o corpo e afeta o funcionamento de um órgão interno ou queima o tecido. Muitas vezes, o principal sintoma é uma queimadura na pele, mas nem todas as lesões sérias são visíveis.
Inicie o atendimento checando o nível de consciência e seus sinais vitais (respiração e pulso). Verifique, também, se há queimaduras. Se a vítima estiver com pulso, mas sem respirar, faça a respiração artificial. Se ela estiver sem pulso, faça o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar.
Choque Elétrico: primeiros socorros
As bolhas devem ser drenadas, mas não retiradas, pois servem como curativos biológicos. Mas atenção: esse procedimento deve ser realizado por um médico. Após o rompimento das bolhas, o local, então, é limpo com água corrente e clorexitina. O curativo é feito geralmente com sulfadiazina de prata ou nitrato de cério.
Quando as bolhas estão íntegras e o tempo decorrido da queimadura até o atendimento for menor que 1 hora: devem ser aspiradas com agulha fina estéril, mantendo-se íntegra a epiderme como uma cobertura biológica à derme queimada, já que a retirada do líquido da flictena remove também os mediadores inflamatórios ...
Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.
Pergunta de Pâmela Carbonari, repórter da SUPER Retroceder nunca. Estourá-las, jamais. É o que recomenda a medicina, colega Pâmela. Por mais que as bolhas a incomodem e convidem para uma cutucada, danificá-las lhes tiraria a função principal: ser um curativo natural, um band-aid customizado, feito com sua própria pele.
Uma bolha é uma pequena bolsa de fluido corporal (linfa, soro, plasma, sangue ou pus) dentro das camadas superiores da pele, tipicamente causadas por fricção forçada, queimaduras, congelamento, exposição a produtos químicos ou infecção. A maioria das bolhas é preenchida com um líquido claro, seja soro ou plasma.
O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico. Essa pode ser mais dolorosa porque atinge a camada intermediária da pele. Costuma apresentar bolhas, causadas pelo aumento repentino de temperatura na região.
Em casos de queimadura leve (pele avermelhada, sem inchaço e que nem sempre causa forte dor), a primeira providência é resfriar a região, sem limpá-la. Durante vários minutos, exponha o local lesionado em água corrente fria - não aplique gelo, pois tende a queimar a pele.
Pomadas para Tratar Queimaduras
Indicações. A pomada de Nistadina + Óxido de Zinco é indicada para o tratamento da queimadura ligeira, assaduras, eczema, impetigo, psoríase, irritação leve da pele e escoriação.