R$ 1.
um ano
Para atuar como instrumentador cirúrgico é necessário fazer um curso técnico ministrado por escola oficial ou instituição reconhecida pelo Governo Federal. Os cursos são oferecidos por Conselhos Regionais de Enfermagem, sociedades médicas e instituições de formação tecnológica.
Mercado de trabalho Após a conclusão do curso de instrumentador cirúrgico, o profissional está habilitado para trabalhar em hospitais, clínicas e demais ambientes cirúrgicos, podendo ser contratado em um local ou fazer parte de equipes médicas que operam em diversos locais.
R$ 1.
O instrumentador cirúrgico é um profissional indispensável para que o ato operatório transcorra com segurança e qualidade. Sua função primordial é fornecer o instrumental cirúrgico adequado ao cirurgião e ao auxiliar, sendo possível realizar as funções básicas de segundo auxiliar quando o primeiro estiver ocupado.
O posicionamento cirúrgico tem como principal finalidade promover o acesso ao sítio cirúrgico e deve ser realizado de forma correta para garantir a segurança do paciente e prevenir complicações.
Para sair da posição cirúrgica, oenfermeiro deverá manipular lentamente o corpo do paciente. Caso o paciente mantenha-se emdecúbito dorsal, é recomendado manter uma cânula de guedel na boca dele para manter apermeabilidade das vias aéreas, evitando aspiração de secreções em pacientes que se encontrareminconscientes.
Todos os estudos avaliados(10-29) apontaram que o posicionamento cirúrgico do paciente causa algum impacto negativo nos sistemas do corpo e podem ocasionar várias complicações como: dor musculoesquelética, deslocamento de articulações, danos em nervos periféricos, lesões de pele, comprometimento cardiovascular e ...
Posição ginecológica (ou de litotomia) É utilizada para o acesso aos órgãos pélvicos e geni tais. O paciente é colocado em posição dorsal; a seção dos pés da mesa cirúrgica é abaixada completamente, e os membros inferiores são elevados e abduzidos em perneiras metálicas, para haver exposição da região perineal.
Decúbito