As principais características dos macrófagos são: Célula de formato irregular. Citoplasma abundante. Presença de pseudópodes....Função.
A principal função do macrófago tem relação com a fagocitose e com a pinocitose de elementos estranhos ao organismo. O mastócito compreende as células globulosas, que possuem o citoplasma cheio de grânulos basófilos. ... O plasmócito é uma célula que não possui grãos e apresenta um aspecto ovóide.
Uma vez fora dos vasos, os neutrófilos migram em direção ao sítio de inflamação/infecção. A migração de leucócitos se dá através de um gradiente de substâncias quimiotáxicas, entre as quais as quimiocinas, o leucotrieno B4 e peptídeo C5a, Page 17 cuja concentração vai aumentando em direção ao foco inflamatório.
Em condições normais são encontrados na medula óssea, na junção entre o córtex e medula do timo, no trato gastrointestinal, ovário, útero, baço e linfonodos, mas não em órgãos como o pulmão, pele e esôfago. A presença de eosinófilos no último desses órgãos está associado a algumas doenças.
Quando os eosinófilos estão em baixa quantidade no sangue, a condição é chamada de Eosinopenia. Ela ocorre quando os números estão abaixo de 40 eosinófilos/µL. Apesar disso, em geral, a baixa contagem desse tipo de glóbulo branco no organismo não causa complicações expressivas e sintomas.
Em adultos, normalmente administram-se corticoides tópicos para tratar esofagite eosinofílica. Os pacientes podem usar um inalador multidose de fluticasona (220 mg) ou budesonida (180 mg) 30 minutos antes do café da manhã e 30 minutos antes do jantar; eles pulverizam o fármaco na boca sem inalar e então o engolem.
Alguns remédios caseiros como o suco de melão, o chá de gengibre ou o suco de batata, podem ajudar a melhorar os sintomas de esofagite como azia, sensação de queimação no esôfago ou gosto amargo na boca, que ocorrem quando o ácido do estômago entra em contato com o esôfago.