Como Os Vikings Foram Extintos?

Como os Vikings foram extintos

Aqui você conhecerá tudo o que há de mais interessante e curioso a respeito desses povos, desde de quem eram, o que faziam, até o motivo pelo qual desapareceram completamente.

Estão entre as principais referências culturais da Escandinávia e até hoje encontramos representações dos Vikings em filmes e séries de televisão.

Nazismo

O direito a reinar não era hereditário e os candidatos tinham que lutar entre si para conquistar a coroa. Assim, era fundamental fazer alianças através de casamentos e reunir homens leais em torno do candidato a rei.

O sucesso dos Vikings no mar se explica por conta de sua experiência na construção de barcos rápidos e com boa navegabilidade. Isso levou-os à Rússia, ao Império Bizantino e até mesmo à América 500 anos antes Colombo.

Por volta de 800 d.C. até o século XI, um grande número de escandinavos partiu de seus locais de origem para se aventurar em outros lugares. Esses guerreiros marítimos, conhecidos coletivamente como vikings ou nórdicos ("homens do norte"), começaram invadindo locais costeiros, especialmente mosteiros indefesos, nas Ilhas Britânicas. Durante três séculos, eles deixaram sua marca como piratas, invasores, comerciantes e colonos em grande parte da Grã-Bretanha e continente europeu, assim como em partes da atual Rússia, Islândia, Groenlândia e Terra Nova (na América do Norte).

Quem eram os vikings?

Quem eram os vikings?

Ao contrário de algumas consensos populares sobre os vikings, eles não eram uma “raça” ligada por laços de ancestralidade comum ou patriotismo, e não podiam ser definidos por nenhum sentido particular de unidade. A maioria deles vinha das regiões atualmente conhecidas como Dinamarca, Noruega e Suécia, embora também haja menções em registros históricos de vikings finlandeses, estonianos e saamis. O que eles tinham em comum (e o que os diferenciava dos povos europeus que enfrentaram) era que vinham de uma terra estrangeira, não eram considerados “civilizados” segundo o conceito da época e, mais importante, não eram cristãos.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.

O comportamento dos Vikings no estrangeiro muitas vezes era bastante brutal e ataques como o do mosteiro Lindisfarne em 793 são citados como prova deste caráter violento.

Ataque a Pearl Harbor

A sociedade viking estava organizada em estratos sociais bem definidos. No topo, estavam os grandes latifundiários, no meio estavam os fazendeiros e na base, os escravos.

Um dos principais era Thor, possuidor de um martelo com poderes especiais. O seu culto era prestado nas florestas através de árvores como o carvalho, junto aos rios e ao mar.

A Era Viking

A Era Viking

Para saber mais sobre os guerreiros nórdicos, acompanhe a série VIKINGS, que está de volta ao HISTORY 2. Todas as temporadas estão sendo exibidas em sequência, com episódios de segunda a sexta-feira, às 22h.

Toda essa exploração começou graças ao desenvolvimento de suas tecnologias navais. Apesar de serem muito conhecidos como saqueadores, os principais objetivos das viagens não era a pirataria. Geralmente realizavam expedições em busca de terras mais férteis e climas mais amenos.

O reinado de Harald Bluetooth em meados do século X como rei de uma Dinamarca recém-unificada, poderosa e cristianizada marcou o início de uma segunda era viking. O filho rebelde de Harald, Sven Forkbeard, liderou ataques à Inglaterra a partir de 991 e conquistou todo o reino em 1013. Muitos historiadores consideram que o fim da Era Viking foi marcado pela fracassada tentativa de invasão à Inglaterra pelo rei norueguês Harald III (Harald Hardrada), que foi derrotado pelo rei saxão Harold Godwinson em 1066 na Batalha de Stamford Bridge.

HISTÓRIA

De acordo com histórias islandesas, alguns dos primeiros colonos vikings na Groenlândia (supostamente liderados pelo herói Leif Eriksson, filho de Erik, o Vermelho) podem ter sido os primeiros europeus a descobrir e explorar a América do Norte. Chamando seu local de desembarque de Vinland (terra do vinho), eles construíram um assentamento temporário em L'Anse aux Meadows, na moderna Terra Nova (no atual território do Canadá). Fora essa, há poucas evidências da presença viking no Novo Mundo. Acredita-se que eles não formaram assentamentos permanentes na região.

As razões exatas para os escandinavos se aventurarem pelo mundo são incertas. Alguns historiadores sugerem que foi devido à superpopulação de sua terra natal, mas os primeiros vikings procuravam riquezas, não terras. Devido ao seu comércio com os europeus, os escandinavos adquiriram conhecimento sobre novas tecnologias de navegação, bem como sobre a crescente riqueza e os conflitos internos entre os reinos da Europa. Em 793 d.C., um ataque ao mosteiro de Lindisfarne, na costa da Nortúmbria, no nordeste da Inglaterra, marcou o início da Era Viking.

Viagens

Por várias décadas, os vikings se limitaram a ataques rápidos contra alvos costeiros nas Ilhas Britânicas. Em meados do século IX, a Irlanda, a Escócia e a Inglaterra se tornaram os principais alvos dos assentamentos vikings, bem como dos ataques. Mais tarde, eles aproveitaram os conflitos internos na Europa para estender sua atividade para o interior do continente, atacando locais como o Reino Franco. 

Os Vikings viviam nos atuais territórios da Groenlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia. Chamamos de “Era Viking” o período entre os anos de 800 a 1100, quando se expandiram para além destas fronteiras.

HISTÓRIA

Os Vikings que se fixaram no norte da França foram denominados normandos e invadiram a Inglaterra no século XI. Esta dominação teve fim com o rei inglês Henrique II, em 1154.

Apesar do deus Thor ocupar um lugar importante no panteão nórdico, o certo é que haviam deuses específicos para cada situação da vida cotidiana.

A terra e agricultura tinham importância fundamental para garantir o extrato social elevado. Contudo, os Vikings também navegavam pelos mares europeus e comerciavam com povos vizinhos.

Renascimento

Renascimento

Os exércitos vikings permaneceram ativos no continente europeu ao longo do século IX, saqueando brutalmente Nantes (na costa francesa) em 842 e atacando cidades no interior como Paris, Limoges, Orleans, Tours e Nimes. Em 844, os vikings invadiram Sevilha (então controlada pelos árabes); em 859, eles saquearam Pisa, embora uma frota árabe os tenha derrotado no caminho de volta para o norte. No mesmo século, escandinavos (principalmente noruegueses) começaram a colonizar a Islândia, ilha no Atlântico Norte onde ninguém havia se estabelecido. No final do século X, alguns vikings (incluindo o famoso Erik, o Vermelho) se mudaram ainda mais para o oeste, chegando na Groenlândia.

A arte viking era extremamente elaborada. Navegadores e guerreiros ciosos, os Vikings costumavam fazer relevos com motivos vegetais e de animais no casco dos seus barcos. As armas e capacetes também eram ricamente esculpidos com desenhos que tanto significavam o status social como proteção.

Onde ficavam os Vikings?

Como contado em reportagem da revista Aventuras na História, os vikings foram um povo de camponeses e pescadores que viveu no norte da Europa, nos territórios que hoje correspondem à Escandinávia – Dinamarca, Suécia e Noruega.

Onde está localizada a cidade de Kattegat?

Categate (em dinamarquês: Kattegat; em sueco: Kattegatt) é um estreito entre a Dinamarca e a Suécia, limitado do lado sueco pela costa da Escânia, da Halândia, de Gotemburgo e de Bohuslän até à ilha de Marstrand, e do lado dinamarquês pela península da Jutlândia e pelas ilhas de Fyn e da Zelândia.

Onde viviam os Deuses segundo os Vikings?

Valhalla. Valhalla, chamada de “Salão dos Mortos”, corresponde a residência dos deuses, ou seja, o local onde eles eram recebidos após a morte honrada nas batalhas.

Onde é Valhalla?

Asgard

Qual é a religião dos Vikings?

paganismo nórdico

Onde se localiza Asgard?

Na mitologia nórdica Asgard é o reino dos deuses, reino este que fica separado dos mortais. Asgard fica no topo da árvore da vida, acima de Midgard, terra dos homens.

Quem cuida da Bifrost?

Na mitologia nórdica, Heimdall é um deus, filho de Odin e nove mães, que tem como missão guardar a ponte Bifrost - um arco-íris ligando o céu à Terra, e de tocar o retumbante chifre Gjallarhorn, quando da aproximação do fim do mundo - o Ragnarök.

Quem são os deuses da mitologia nórdica?

Quais são os principais deuses nórdicos?

  • ILUSTRAS: Jean Magalhães.
  • ODIN.
  • LOKI.
  • FRIGG.
  • HEL.
  • THOR.
  • BRAGI.
  • TYR.

Quem é o deus da guerra na mitologia nórdica?

Tyr era filho de Odim e Frigga, é a divindade da guerra e um dos doze grandes deuses de Asgard. A sua invencível espada, o próprio símbolo da sua divindade, foi forjada pelos anões filhos de Ivald, também armeiros de Odim.

O que é a mitologia nórdica?

A mitologia nórdica é um conjunto de crenças oriundas dos países escandinavos, na Europa Setentrional, e se relaciona com a cultura dos povos nórdicos durante da Era Viking (de 793 a 1066 d.C).

Quem eram as valquírias na mitologia nórdica e qual sua função?

As valquírias eram as mensageiras, conhecidas como “as que escolhem os mortos”, que preparavam, dessa forma, o exército de Odin para o dia de enfrentamento com os gigantes, na batalha decisiva contra os descendentes de Ymir.

Como era dividido o universo na mitologia nórdica?

Os 9 mundos As divindades nórdicas eram divididas em dois grupos: os Aesir, guerreiros do céu situados em Asgard (alô, Thor!); e os Vanir, responsáveis pela fertilidade da Terra, que viviam em Vanaheim. Para eles, o universo era dividido em 9 mundos.

Quando surgiu a mitologia nórdica?

A mitologia nórdica é o nome que se atribui ao conjunto das histórias de caráter mítico e religioso que pertenciam à cultura dos nórdicos durante a Era Viking (de 793 a 1066).

Como o mundo foi criado segundo a mitologia nórdica?

Então, os filhos de Borr, Odim, Vili e Ve, destroçaram o corpo de Ymir e, a partir deste, criaram o mundo. De seus ossos e dentes surgiram as rochas e as montanhas e de seu cérebro surgiram as nuvens. Os deuses regularam a passagem dos dias e noites, assim como das estações.

Qual a origem dos nórdicos?

Os nórdicos (ou povos nórdicos) eram um grupo etnolinguístico Germânico-setentrional do início da Idade Média, que falavam a língua nórdica antiga. O idioma pertence ao ramo germânico do norte das línguas indo-europeias e é o predecessor das línguas germânicas modernas da Escandinávia.

Quem é Freya na mitologia nórdica?

Frey, Freya, Freia derivam de palavras germânicas cujo significado são "senhor" e "senhora" (em nórdico antigo: Freyja, também grafado Freya, Freja, Freyia, e Frøya) é a deusa mãe da dinastia de Vanir na mitologia nórdica.

O que é o Vanir?

Vanïr ou Vanes é o nome que é geralmente atribuído a um dos dois clãs de deuses da mitologia nórdica, sendo que o outro é conhecido como os Æsir ou Asses. Ao contrário daqueles, os deuses Vanes favoreciam a fertilidade, assim como o comércio, a paz, e o prazer.

Quantos anos Freya Mikaelson tem?

Quantas temporadas tem os originais?

5

Qual o nome do deus grego da fertilidade?

Dionísio