O sistema genital masculino é composto pela bolsa escrotal, testículos, vias espermáticas (epidídimo, ducto deferente e uretra), glândulas sexuais acessórias (glândulas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais) e pênis.
Além do conjunto de tubos, o sistema reprodutor masculino possui glândulas anexas, que são: as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais ou de Cowper.
Quando ocorre uma ejaculação, os espermatozoides são transportados para as vesículas seminais e próstata onde recebem um líquido esbranquiçado, formando o sêmen. Além disso, sua função é nutrir e proteger os espermatozoides durante sua jornada até o trato reprodutivo feminino.
No início de cada ciclo, quando a menstruação ocorre, há liberação hipofisária de pequenas quantidades de FSH e LH (pequenos pulsos), que juntos provocam o crescimento e amadurecimento dos folículos ovarianos . O crescimento destes folículos induz o aumento da produção de estrógeno.
O Hormônio Folículo Estimulante (FSH) permite que os óvulos (ou folículos) se desenvolvam no ovário. E o Hormônio Luteinizante (LH) age no folículo para que este atinja seu desenvolvimento máximo seja liberado como o óvulo maduro.
O FSH induz aumento no número de células da granulosa, acarretando a formação do antro folicular e a produção da aromatase. O hormônio luteinizante (LH) hipofisário, por sua vez, estimula a síntese de andrógenos pelas células da teca, que sofrem aromatização em estradiol sob estímulo do FSH.
A produção da testosterona está relacionada aos hormônios LH e FSH. Eles são liberados pela hipófise e juntos exercem suas atividades ao nível dos testículos, local onde o LH atua nas células de Leydig estimulando a produção da testosterona.
O Hormônio Folículo - Estimulante (FSH) - No homem: proliferação de epitélio germinativo e espermatogênese. ... O Hormônio Luteinizante (LH) - Regula a produção de hormônios sexuais; No homem: estimula a produção de testosterona e Na mulher: Mantêm o corpo Lúteo em atividade.
No homem, as gónadas são os testículos, enquanto que nas mulheres são representadas pelos ovários. Em ambos os sexos, estes órgãos desempenham uma dupla função: a produção de células reprodutoras e a secreção endócrina de hormonas sexuais.
Em biologia, chamam-se gónadas ou gônadas os órgãos onde os organismos multicelulares (ou metazoários) produzem as células sexuais (Gametas) necessárias para a sua reprodução. Além da sua função reprodutiva, as gônadas são também glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais. ...
Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm 2 funções principais: Produzir os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona.
[ Anatomia ] Glândula sexual que produz os gâmetas e segrega as hormonas . (O testículo é a gónada masculina e o ovário é a gónada feminina.) Grafia no Brasil: gônada. Grafia no Brasil: gônada.
Os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas, testosterona nos testículos (em indivíduos do gênero masculino) e progesterona e estrógeno nos ovários (em indivíduos do gênero feminino).
A gônada feminina é o ovário que produz os hormônios estrogênio e progesterona. A gônada masculina é o testículo que produz o hormônio testosterona.
Porque são os órgãos que produzem as células sexuais necessárias para a reprodução. As gônadas dos animais são o ovário (gônada feminino) e os testículos (gônada masculino).
Resposta. Os óvulos são órgãos (gônodas) femeninas que produzem hormônios e óvulos. Começam a se reproduzir na fase da adolescência.
Os ovários têm como função produzir gametas (células reprodutivas, ou também óvulos) e diversos hormônios sexuais como o estrógeno e a progesterona.