No paciente crítico, os principais objetivos da sedação são: redução da resistência à ventilação mecânica, diminuição do consumo de oxigênio, tratamento de distúrbios psiquiátricos ou problemas relacionados à abstinência de substâncias de abuso, restauração da temperatura corporal, alívio da ansiedade, indução do sono ...
A sedação, junto com a analgesia, amnésia e paralisia do músculo, é o resultado final da anestesia geral, que é induzida, perda de consciência reversível e controlada. A sedação, no seus próprias, é a depressão da consciência, por meio de que uma resposta paciente aos estímulos externos se torna limitada.
“Em lesões neurológicas graves, a gente pode induzir um coma de 24 a 48 horas para o 'descanso do cérebro' e depois revertemos”, conta o neurologista.
A pessoa em coma induzido consegue escutar? Quando está em coma profundo, a pessoa não está consciente e, portanto, não sente, não se mexe e não ouve, por exemplo.
A sedação endovenosa é feita durante o procedimento odontológico, no consultório do dentista. O médico anestesista aplica o medicamento no paciente, induzindo-o a dormir. Uma vez que o paciente estiver sedado o dentista então começa o procedimento sem que o paciente presencie o tratamento.
A duração de um coma costuma ser menos de quatro semanas, com a recuperação acontecendo de forma gradual, mas também há casos em que uma pessoa permanece em um estado de inconsciência por anos ou décadas.
Esse estado de ausência de consciência, com falta de reações aos estímulos como dor, sons, toques, etc. aparece associado a movimentos corporais involuntários como espasmos , tremores, abertura e fechamento dos olhos e irregularidades respiratórias.
Coma é o estado em que uma pessoa fica com a consciência comprometida e demonstra pouca ou nenhuma reação a estímulos, não sendo capaz de abrir os olhos, pronunciar palavras nem obedecer a comandos simples.
Não. Enquanto a pessoa estiver somente em coma ainda existem chances de reversão e recuperação do quadro. Porém, em algumas situações, dependendo da causa, intensidade e natureza do problema, o coma pode piorar, levando o paciente para a chamada morte encefálica.
Quando a pessoa está em coma ela precisa estar ligada a aparelhos para respirar e é constantemente monitorada sua circulação, urina e fezes. A alimentação é feita através de sondas porque a pessoa não esboça nenhuma reação e por isso precisa ficar internada no hospital ou em casa, necessitando de cuidados constantes.
O estado vegetativo tem cura? Em alguns casos o estado vegetativo tem cura, especialmente quando dura menos de um mês e tem uma causa reversível, como uma intoxicação, ou dura menos de 12 meses quando acontece devido a uma pancada, por exemplo.
As pessoas em estado vegetativo conseguem abrir os olhos, mas não conseguem falar ou fazer coisas que requeiram pensamento ou intenção consciente, e não têm consciência de si próprias nem de seu ambiente. No estado vegetativo persistente, a pessoa não tem mais função voluntária.