Os fatores que controlam o intemperismo são: o clima, o material parental, a biosfera, o relevo e o tempo.
Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.
Explicação: A água é o seu principal agente, pois penetra por capilaridade nas rochas e reage com os componentes da estrutura mineral.
As propriedades da matriz rochosa dependem, assim, das características destes grãos (mineralogia), sendo muito influenciadas pelo tamanho e arranjo espacial dos grãos minerais (estrutura ou textura da rocha) e também pela forma, quantidade e distribuição das descontinuidades ou vazios.
Rocha matriz ou rocha-mãe é a rocha que se desagregou para dar origem ao solo, se a rocha mãe for o granito, o solo terá muitos fragmentos dos minerais que formam o granito, como o quartzo, o feldspato e a mica. ... Logo abaixo existe uma camada com grandes quantidades de rocha fragmentada. É uma rocha sólida.
As rochas, ao sofrerem a ação do intemperismo, liberam de forma gradual nutrientes e geram argilas capazes de elevar a CTC, agindo no enriquecimento do solo, principalmente solos tropicais, cujo a ação da lixiviação constante reduz a fertilidade e deixa a CTC baixa, além da rochagem possuir um maior efeito residual [6] ...
A nutrição de plantas deve fundamentar-se nos recursos do solo, e a base para o programa de adubação deve ser o material biodegradável produzido nas unidades de produção orgânicas. O manejo da adubação deve minimizar as perdas de nutrientes, assim como o acúmulo de metais pesados e outros poluentes.
Uma maneira simples e barata de melhorar a fertilidade do solo é através do plantio de adubos verdes ou culturas de cobertura, que adicionam matéria orgânica e nitrogênio ao solo, aumentam a atividade biológica e recuperam nutrientes lixiviados (lavados) para as camadas mais profundas.
Leis da Fertilidade do Solo
- Lei dos Incrementos Decrescentes: “Ao se adicionar doses crescentes de um nutriente, o maior incremento em produção é obtido com a primeira dose. ... A Lei dos Incrementos Decrescentes dita que o aumento da produção com aplicação de fertilizantes e corretivos não é linear.
Resposta. Implantação de espelhos d'água em áreas urbanizadas Ampliação da cobertura vegetal, incluindo áreas em coberturas de edifícios. Remoção de parques para a construção de edifícios modernos. Incentivo a meios de transporte que não sejam de massa.
Conheça alguns deles abaixo!
As principais causas da poluição do solo são o uso de fertilizantes, pesticidas, herbicidas e inseticidas, o despejo incorreto de resíduos sólidos e o desmatamento.
Esse elemento natural passa por diversas transformações, fenômeno natural que pode ser agravado pela ação humana. As modificações do solo podem ser motivadas pela ação das chuvas, dos ventos, dos rios, asfaltamento, construções de cidades, etc.
O agente externo mais atuante sobre a transformação dos solos é a água, seja de origem pluvial (chuvas), seja de origem fluvial (rios e lagos), ou até de origem nival (derretimento do gelo). A ação das águas também pode ser dividida em fluvial, marinha e glacial.
A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.