Pensamento crítico é uma avaliação voluntária diante de um fato, comentário, experiência ou conteúdo, que usa argumentos para determinar uma resposta diante desse estímulo. Ou seja, o pensar de modo crítico envolve uma observação inicial, seguida por um julgamento diante de um cenário ao qual se depara.
Crítica é uma expressão que provém do grego kritikē (κριτική), que significa "a arte de julgar" (Japiassu & Marcondes, 1990). Na filosofia, crítica tem o significado de análise. Assim, a "filosofia crítica", em específico, designa o pensamento de Kant e seus sucessores.
Significado de Crítica substantivo feminino Análise avaliativa de alguma coisa; ação de julgar ou de criticar: submeteu o livro à crítica do professor. [Por Extensão] Avaliação negativa; censura ou condenação. [Por Extensão] Exame através do qual se comprova a validade de documentos.
Resposta. Resposta: Dizer que a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise significa dizer que a filosofia se destaca quando chegamos nos limites daquilo que julgamos conhecer.
Resposta. Resposta: Não tem a foto do capítulo, mas TALVEZ a resposta esperada seja: A filosofia faz o ser humano refletir sobre suas ações, pensamentos, sobre o universo, natureza e tudo o que tem direito.
A atitude filosófica é uma análise, porque busca a lógica, cuidadosamente, sobre aquilo que se analisa. A atitude filosófica é uma reflexão, pois se busca uma análise detalhada, além de prudência, sobre aquilo que se reflete. A atitude filosófica é uma crítica, porque não aceita algo sem passar pelo crivo da razão.
Podemos ver aqui que a filosofia aristotélica é teleológica, ou seja, está orientada por uma finalidade (telos, em grego, significa “fim”). Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade é identificada como o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem.
Aristóteles acredita que a razão é o fim da existência, não coloca o supremo bem como algo inalcançável para os seres humanos. Para Aristóteles através da ação racional o homem é capaz de alcançar o supremo bem seja, ele trouxe as idéias do "céu", do bem inalcançável de Platão para a racionalidade, para a "terra".
Aristóteles nasceu em Estagira, península da Macedônia, em 384 a.C, e faleceu em 322 a.C em Cálcis, Grécia. Era filho de Nicômaco, médico e amigo pessoal do avô de Alexandre, o Grande. Por conta da proximidades das famílias, Aristóteles tornou-se mentor de Alexandre, o Grande.
Liceu
"Peripatético", é a palavra grega para 'ambulante' ou 'itinerante'. Os Peripatéticos eram discípulos de Aristóteles, em razão do hábito do filósofo de ensinar ao ar livre, caminhando enquanto lia e dava aula, percorrendo os jardins do Liceu.
Na verdade, Aristóteles distingue a existência de quatro causas diferentes e complementares: