Critério de Cientificidade em Ciências Humanas Os critérios de cientificidade Os critérios de cientificidade referem-se aos cuidados metodológicos que norteiam a elaboração do trabalho de pesquisa.
Significado de Especificidade substantivo feminino Propriedade do que é específico; particularidade. Característica particular de uma espécie; categorização de uma espécie.
n.f. 1. Característica inata ou intrínseca de alguma coisa ou de alguma pessoa, que lhe atribui uma natureza ou índole singular e diferenciativa; particularidade.
Sensibilidade (s) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e doente de ter seu teste alterado (positivo). Especificidade (e) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e normal ter seu teste normal (negativo). Prevalência (p): é a fração de indivíduos doentes na população total avaliada.
Quando a intenção for o diagnóstico de uma doença, como nos casos de exames de rastreamento, o melhor teste é aquele com alta especificidade porque terá mais impacto no valor preditivo positivo. Ou seja, se o teste der resultado positivo é muito pouco provável que a pessoa não esteja, de fato, doente.
Relação e descrição dos testes diagnósticos
Valor da Predição Negativa (VPN)
Quando um teste é específico, erra menos ao não levar a um resultado positivo em um indivíduo não doente, ou seja, tem um baixo índice de falsos-positivos. Porém, está sujeito a encontrar falsos-negativos (indivíduos com a doença mas com resultado negativo)./span>
A definição da doença é feita por outro teste ou critério, chamado padrão ouro. O padrão ouro tem baixíssima possibilidade de erro, mas, em geral, é um teste caro, difícil de ser feito ou causador de desconforto para o paciente.
Um teste hipotético ideal "padrão ouro" tem uma sensibilidade de 100% em relação à presença da doença (identifica todos os indivíduos com um processo de doença bem definido; não apresenta resultados falso-negativos) e uma especificidade de 100% (não identifica falsamente alguém com uma condição que não a possui; não ...
Quanto maior a razão de verossimilhança positiva, maior a probabilidade de doença; Quanto menor a razão de verossimilhança negativa, menor a probabilidade de doença.
Razão de verossimilhança A RV é uma medida muito útil na precisão diagnóstica, sendo definida como a razão entre resultado do teste esperado em indivíduos com uma determinada doença para os indivíduos sem a doença.
A área sob a curva é, então, empregada como uma medida do desempenho do teste como discriminador de pacientes doentes e saudáveis. Um teste ideal é aquele cuja área sob a curva ROC é igual a 1. Quando a curva ROC é a bissetriz, ou seja, área igual a 0.
Probabilidade Pré-teste é a probabilidade estimada da doença antes do teste ser realizado. Se uma população definida de pacientes está sendo avaliada, a probabilidade pré-teste é igual à prevalência da doença na população, isto é, Pt = (VP+FN) / (VP+FP+VN+FN).
As curvas ROC (receiver operator characteristic curve) são uma forma de representar a relação, normalmente antagónica, entre a sensibilidade e a especificidade de um teste diagnóstico quantitativo, ao longo de um contínuo de valores de "cutoff point".
1914
A elevada produção de ouro no Brasil permitiu a cunhagem da série dos dobrões, moedas de ouro nos valores de 400, 1.