A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, sãochamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça"). Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo.
Os gastrópodes (do grego gastrós, "ventre", e podós, "pé"), assim chamados em virtude da singular posição ventral de seu órgão de locomoção, formam a maior classe dos moluscos, com cerca de cinqüenta mil espécies viventes e 15.
A rádula é uma estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves) com a qual estes raspam o seu alimento. É constituída por filas de pequenos dentes curvos.
Na boca, com exceção dos bivalves, os moluscos têm uma estrutura chamada rádula. A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento.
a rala é uma estrutura presente na faringe de certos moluscos (caracóis, lulas, etc..), cuja a sua função é ralar os alimentos (parecido com os cilios que temos na traqueia, se não me engano). Ela é semelhante a uma língua e desempenha essa tarefa graças à presença de pequenos dentes de quitina em sua superfície.
simetria bilateral
Entre a massa visceral e o manto, há uma câmara chamada cavidade do manto. Nos moluscos aquáticos, essa cavidade é ocupada pela água que banha as brânquias; nos terrestres, é cheia de ar e ricamente vascularizada, funcionando como órgão de trocas gasosas, análoga a um pulmão.
O manto é um orgão específico dos moluscos, uma das características que o agrupam em um único grupo. É constituido pela parede dorsal do corpo, cobrindo a massa visceral. A epiderme deste orgão secreta carbonato de cálcio, contribuindo assim para a formação da concha. ... A epiderme interna atua como órgão sensorial.
Os moluscos são animais invertebrados (sem espinha dorsal) que têm como característica o corpo mole – molluscus, em latim, quer dizer exatamente “mole”. A maioria deles é dotada de uma concha de origem calcária formada a partir de uma espécie de pele que reveste o corpo desses animais, chamada manto ou pálio.
Também conhecido como molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças. São pequenas pápulas da cor da pele, com umbilicação central (depressão patológica em formato similar ao do umbigo) muitas vezes confundida com verrugas vulgares. É causado pelo poxvírus, um parente da varíola.