É possível considerar três dimensões fundamentais que compõem as funções executivas: memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva14.
As áreas do cérebro mais relacionadas às funções executivas são o córtex pré-frontal dorsolateral, o córtex pré-frontal ventromedial, o córtex pré-frontal orbitofrontal e o córtex cingulado anterior. Podemos obter uma estimativa da integridade funcional dessas estruturas através de testes específicos.
O córtex pré-frontal consiste em uma parte do nosso cérebro, localizada no lobo frontal, responsável pela atenção, ou seja, pelo chamado na neurociência fenômeno atencional (PANTANO, Telma. Neurociência aplicada à aprendizagem.
O hipocampo é uma estrutura do cérebro encaixada profundamente no lóbulo temporal de cada córtice cerebral. É uma parte importante do sistema límbico, de uma região cortical que regule a motivação, emoção, aprendendo, e de memória.
É correto dizer que, as áreas da memória, localizadas no cérebro, são: Hipocampo, Lobo Temporal, Amígdala, Lobo Occipital, Lobo Parietal e Cerebelo. A memória é responsável por armazenar as informações que o humano tem contato ao longo da vida.