✾ Por quê? ➺ ciclo da cana-de-açúcar: As críticas que Padre Antônio Vieira fazia, em sua prosa, contra a escravização dos índios nesse período. ➺ ciclo do ouro: Algumas obras artísticas do mineiro Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) que ocorreram graças a existência do ouro, utilizado em esculturas.
Inúmeros ciclos econômicos do Brasil perpassaram o país desde a época do descobrimento, e esses fazem referência às atividades econômicas desenvolvidas na nação em cada uma nesses períodos. Os principais, são o ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha.
Quais foram os principais ciclos econômicos do Brasil?
O ciclo do ouro ou da mineração começa no final do século XVII quando os portugueses encontram diversas jazidas do mineral. ... Os portugueses, que já sofriam com a concorrência mundial do açúcar, passaram a investir na extração do minério por acreditar na estabilidade econômica.
O segundo dos ciclos econômicos do Brasil tem a cana-de-açúcar como principal produto de aquecimento da economia da colônia portuguesa. ... O ciclo da cana-de-açúcar tem duração estimada entre o período que compreende a segunda metade do século XVI e o final do século XVII.
Ciclo do Açúcar
As bandeiras foram expedições que saíram da capitania de São Paulo em direção ao sertão brasileiro. Foram os bandeirantes os primeiros a encontrarem ouro às margens dos rios em Minas Gerais. Essas expedições tiveram como objetivo, além da procura pelo ouro, a captura de índios para trabalharem nas lavouras paulistas.
As bandeiras de apresamento permitiram a sobrevivência dos paulistas, forneceram escravos para a região açucareira, percorreram o interior, alargando o território sob o domínio português, e detiveram a expansão espanhola representada pelos jesuítas.