Durante o processo revolucionário começado em 1789, na França, os girondinos, considerados mais moderados e conciliadores, ocupavam o lado direito da Assembleia Nacional Constituinte, enquanto os jacobinos, mais radicais e exaltados, ocupavam o lado esquerdo.
Durante a Assembleia dos Estados Gerais o rei pediu para os Três Estados que elegessem um delegados e fizessem uma lista de queixas. Enquanto o terceiro estado sugeriu o voto por cabeça e que todos trabalhassem de forma conjunta, o que acabou não sendo aceito.
Explicação: Caiu a arrecadaçao de impostos recolhidos pelo governo, agravando ainda mais a crise economica . Luis XVI convocou entao representantes de tres estados (clero,nobreza e povo,para,juntos encontrarem soluçoes para a crise, formando assim a Assembleia dos estados Gerais.
Resposta. O Terceiro Estado estava em clara desvantagem em relação ao clero e à nobreza, ordens sociais francesas que certamente votariam de acordo com os interesses do rei. O Terceiro Estado exigia o fim do voto por ordens e propunha o estabelecimento do voto individual: a cada homem, um voto.
Abaixo as principais reivindicações do terceiro estado na reunião dos Estados Gerais de 1789: Abolição da divisão de votos entre classes: cada classe, à época, poderia votar uma vez, mas os nobres e o clero sempre estavam associados, vencendo o terceiro estado.
O Terceiro Estado constituía a maioria da população (+/- 98%) havendo assim cortesãos, burgueses e camponeses. A função do Terceiro Estado era sustentar a sociedade e o Estado. Pagavam, ao contrário do Clero e da Nobreza, impostos ao Estado e também direitos senhoriais.