crossorigin="anonymous">
Esse tipo não é tão amplamente utilizado na culinária nacional. Entretanto, é muito benéfico à saúde. Rico em vitaminas (vitaminas A, B1, B2, B6 e B12); Abundante em minerais (magnésio, ferro e zinco);
Por isso, quando realiza-se o beneficiamento do arroz (retirada do farelo), perde-se a maior parte destes nutrientes, como a vitamina E, vitamina B6, niacina, acido pantotenico, riboflavina, tiamina (vitamina B1), folato, magnésio, manganês, zinco, cobre, potássio e ferro.
Fonte de fibras, minerais e óleos essenciais, estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo. Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.
Arroz Branco A grande desvantagem é ser um alimento refinado, ou seja, possui apenas carboidrato, sem vitaminas, minerais e fibras. Não é o indicado para ser consumido no dia a dia.
Na sua ausência o organismo utilizará as proteínas para dar energia, o que pode levar à perda de massa muscular e à flacidez. E para todas as pessoas, a ausência prolongada de carboidratos pode provocar alterações hormonais, alterações de humor, cansaço e queda do sistema imunológico, entre outros fatores.
Novos dados mostram que a forma mais tradicional de cozinhar este alimento pode estar a fazer-nos mal à saúde. Em causa está o facto de o arroz ter uma alta concentração de arsénio, um elemento químico que traz riscos para a saúde como, por exemplo, problemas cardíacos e cancro.
Para quem está de olho na balança, um alerta: rico em amido, um tipo de carboidrato responsável por dar energia ao corpo, o arroz branco pode ser um dos vilões da dieta. "Em grande quantidade, ele faz a pessoa engordar mais rápido", diz. Por isso, o ideal é não consumir mais que quatro colheres de sopa do grão por dia.
Para que esses alimentos não se tornem os vilões da balança, é preciso atentar à quantidade: duas a três colheres de arroz e meia concha de feijão por dia estão ótimas. Veja um cardápio para perder peso consumindo a dupla mais amada do Brasil.
Quantidade recomendada Para se beneficiar de tudo isso, 90 gramas ou 4 colheres de sopa bem cheias de arroz integral todos os dias. Essa é a medida recomendada pelos especialistas para reduzir a gordura abdominal e até afastar males como o câncer de mama.
Recomenda-se ingerir de 5 a 9 porções/dia. Uma porção equivale a 4 colheres (sopa) de arroz ou 1 e ½ unidade de batata cozida ou 1 pão francês ou 5 unidades de biscoito tipo “cream cracker”. O programa alerta que eles são a fonte de energia do organismo.
Existem várias formas de calcular a necessidade calórica para um dia, no entanto, o mais fácil é o método direto, que é feito da seguinte forma: Para emagrecer - multiplique 20 ou 25 pelo peso atual. Para manter o peso - multiplique 25 ou 30 pelo peso atual. Para engordar - multiplique 30 ou 35 pelo peso atual.
São seis os nutrientes que nosso corpo necessita diariamente: carboidratos, gorduras, proteínas, água, sais minerais e vitaminas.
Entendendo melhor a função de cada um dos nutrientes